Produtos Make B_2Fotos Ines Rozario e divulgação

As marcas nacionais de cosméticos engrenam no marketing do glamour. Até esta temporada de lançamentos para o verão, a preocupação maior era com preços baixos, cores básicas e sustentabilidade. Embalagens recicláveis, ingredientes  naturais e perfumes lembrando aromas brasileiros serviam de motivação para vender sombras e batons.

Estes argumentos sobrevivem, mas convivem com o investimento em imagens mais sofisticadas. A Natura faz a campanha da linha Una com inserções em horários nobres na TV e aposta no poder dos blogs de beleza, além de manter o site www.adoromaquiagem.com.br, com dicas, lançamentos e passo-a-passo para quem quer aprender a fazer olhos marcantes e bocas escuras. A Avon, que é internacional, mas tem no trabalho de suas consultoras domiciliares  brasileiras um dos maiores trunfos de vendas da marca, começou há quatro anos a investir em nomes famosos para batizar e promover seus produtos. Desde estilistas parisienses como Christian Lacroix e Ungaro, até atrizes hollywoodianas como Reese Witherspoon, todos concorrem para o aumento de vendas para a Avon, que até esta estratégia tinha no nome de Luiza Brunet o maior sucesso na perfumaria.

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Boticario domina – o marketing tradicional, adaptado às novas mídias eletrônicas como o Facebook, o Twitter e os blogs,  é o segredo do sucesso da linha de maquilagem  da O Boticário. A tradição é contratar um maquiador renomado como Fernando Torquato, que atua no Rio, sabe embelezar e fotografar, circula nos camarins de TV e publica reportagens em revistas de celebridades. Torquato estrelou o lançamento da linha Make B no Rio, demonstrando como usar as novidades nos rostos de Magda Cotrofe, Regiane Alves (foto à direita) e Renata Domingues. “Destaco as cores de cupcakes, tons claros mas fortes, que devem ser usados como interferência sutil, sobre bases neutras”, aconselhou Torquato, que participa no desenvolvimento das cores e texturas da marca  há quatro anos, além de fazer este tipo de apresentação, onde desmistifica a maquilagem. “Não tenho segredos, makeup é uma espécie de brincadeira, importante para esta era de aposta na imagem”,  acrescentou.

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Esta estratégia de glamour e senso lúdico aumentou as vendas em quase 30% no setor de maquilagem da O Boticário, que sempre teve na perfumaria o ponto forte. Tatiana Ponce, gerente executiva de marketing da marca,  celebra dois pontos importantes nesta coleção da Make B. “Primeiro, a parceria com a Swarovski, que forneceu os cristais nas embalagens. E segundo, exatamente a importância do prazer da consumidora de tirar uma embalagem bonita da bolsa e usar o produto. Paralelamente, lançamos o perfume Crystal Essence, uma edição limitada”, contou Tatiana.

A edição limitada do perfume tem uma história encantadora:  ele é composto de flores brancas, tuberosas que não florescem o ano inteiro. Elas chegam ao Paraná, onde fica a sede da Boticário, em caminhões refrigerados, e são processadas até virarem óleos essenciais, na técnica antiga da perfumaria conhecida como enfleurage. “Estamos orgulhosos por sermos a única indústria que voltou a este processo de flores naturais, depois de desenvolvermos fórmulas baseadas em gorduras vegetais. Normalmente, a enfleurage tem que ser compatível com gorduras animais, que não utilizamos nunca”, completou a executiva.

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Dicas do Torquatto

Cor é interferência. Mesmo as delicadas sombras em cores de cupcakes devem ser aplicadas sobre uma base neutra

Na atriz Monica Martelli, a maquilagem é neutra, só com toques de cor. Em Claudia Raia, o glamour aparece na passagem do corretivo no canto dos olhos, em direção às sobrancelhas

O look todo grifado está out. Vale combinar batom de uma marca top com blush mais barato

Nada de excessos, principalmente em cores metálicas. E o fosco é triste, sem viço, não deixa ninguém bonita

O segredo do olho moderno é fundir as sombras e o contorno com lápis. “Sombras marcadas parecem make de aeromoça das antigas”.

O gloss é o carro-chefe dos brilhos. O gloss sobre batom rosa dá impressão de boca mais polpuda. “Estes batons que prometem aumentar os lábios só fazem queimar, por causa da pimenta na fórmula”.

Um bom produto: o lápis delineador, que tem uma ponta de esponja para esfumaçar. Um tom de blush: goiaba. Gloss: melancia. Batom vermelho para o dia: Red Star, passado de leve

E homens se maquilam? “Nenhum homem vai tirar um batom da bolsa em público, é um processo mais discreto. Mas nós temos nossos segredos…”, confessou Fernando Torquatto, que comemora 16 anos de trabalho, como maquilador e fotógrafo.