Fotos Ines Rozario e divulgação
As marcas nacionais de cosméticos engrenam no marketing do glamour. Até esta temporada de lançamentos para o verão, a preocupação maior era com preços baixos, cores básicas e sustentabilidade. Embalagens recicláveis, ingredientes naturais e perfumes lembrando aromas brasileiros serviam de motivação para vender sombras e batons.
Estes argumentos sobrevivem, mas convivem com o investimento em imagens mais sofisticadas. A Natura faz a campanha da linha Una com inserções em horários nobres na TV e aposta no poder dos blogs de beleza, além de manter o site www.adoromaquiagem.com.br, com dicas, lançamentos e passo-a-passo para quem quer aprender a fazer olhos marcantes e bocas escuras. A Avon, que é internacional, mas tem no trabalho de suas consultoras domiciliares brasileiras um dos maiores trunfos de vendas da marca, começou há quatro anos a investir em nomes famosos para batizar e promover seus produtos. Desde estilistas parisienses como Christian Lacroix e Ungaro, até atrizes hollywoodianas como Reese Witherspoon, todos concorrem para o aumento de vendas para a Avon, que até esta estratégia tinha no nome de Luiza Brunet o maior sucesso na perfumaria.
Boticario domina – o marketing tradicional, adaptado às novas mídias eletrônicas como o Facebook, o Twitter e os blogs, é o segredo do sucesso da linha de maquilagem da O Boticário. A tradição é contratar um maquiador renomado como Fernando Torquato, que atua no Rio, sabe embelezar e fotografar, circula nos camarins de TV e publica reportagens em revistas de celebridades. Torquato estrelou o lançamento da linha Make B no Rio, demonstrando como usar as novidades nos rostos de Magda Cotrofe, Regiane Alves (foto à direita) e Renata Domingues. “Destaco as cores de cupcakes, tons claros mas fortes, que devem ser usados como interferência sutil, sobre bases neutras”, aconselhou Torquato, que participa no desenvolvimento das cores e texturas da marca há quatro anos, além de fazer este tipo de apresentação, onde desmistifica a maquilagem. “Não tenho segredos, makeup é uma espécie de brincadeira, importante para esta era de aposta na imagem”, acrescentou.
Esta estratégia de glamour e senso lúdico aumentou as vendas em quase 30% no setor de maquilagem da O Boticário, que sempre teve na perfumaria o ponto forte. Tatiana Ponce, gerente executiva de marketing da marca, celebra dois pontos importantes nesta coleção da Make B. “Primeiro, a parceria com a Swarovski, que forneceu os cristais nas embalagens. E segundo, exatamente a importância do prazer da consumidora de tirar uma embalagem bonita da bolsa e usar o produto. Paralelamente, lançamos o perfume Crystal Essence, uma edição limitada”, contou Tatiana.
A edição limitada do perfume tem uma história encantadora: ele é composto de flores brancas, tuberosas que não florescem o ano inteiro. Elas chegam ao Paraná, onde fica a sede da Boticário, em caminhões refrigerados, e são processadas até virarem óleos essenciais, na técnica antiga da perfumaria conhecida como enfleurage. “Estamos orgulhosos por sermos a única indústria que voltou a este processo de flores naturais, depois de desenvolvermos fórmulas baseadas em gorduras vegetais. Normalmente, a enfleurage tem que ser compatível com gorduras animais, que não utilizamos nunca”, completou a executiva.
Dicas do Torquatto
Cor é interferência. Mesmo as delicadas sombras em cores de cupcakes devem ser aplicadas sobre uma base neutra
Na atriz Monica Martelli, a maquilagem é neutra, só com toques de cor. Em Claudia Raia, o glamour aparece na passagem do corretivo no canto dos olhos, em direção às sobrancelhas
O look todo grifado está out. Vale combinar batom de uma marca top com blush mais barato
Nada de excessos, principalmente em cores metálicas. E o fosco é triste, sem viço, não deixa ninguém bonita
O segredo do olho moderno é fundir as sombras e o contorno com lápis. “Sombras marcadas parecem make de aeromoça das antigas”.
O gloss é o carro-chefe dos brilhos. O gloss sobre batom rosa dá impressão de boca mais polpuda. “Estes batons que prometem aumentar os lábios só fazem queimar, por causa da pimenta na fórmula”.
Um bom produto: o lápis delineador, que tem uma ponta de esponja para esfumaçar. Um tom de blush: goiaba. Gloss: melancia. Batom vermelho para o dia: Red Star, passado de leve
E homens se maquilam? “Nenhum homem vai tirar um batom da bolsa em público, é um processo mais discreto. Mas nós temos nossos segredos…”, confessou Fernando Torquatto, que comemora 16 anos de trabalho, como maquilador e fotógrafo.
quando honra para Fernando torquatto, maquiar a diva, o ícone de beleza brasileiro, a supermodelo magda cotrofe. tem que maquia la, sem pre!!! ela merece, o público quer ve la todo dia. uma mulher famosa, exemplo de beleza, carisma, elegância, classe. nenhuma, sob numa passarela de moda como magda, só ela sabe dar um pivô, com dignidade, só ela coloca a mão na cintura com um charme, só ela enfrenta a marques de Sapucaí, com alegria e bom gosto, não adianta, magda é cotrofe!! alé de tudo tem uma família, uma filha(irmâ) Thalita lindaaaa, chic. um espetáculo!!