17h30
Mais um espetáculo sério do Herchcovitch. O visual foi desenvolvido a partir dos ternos pretos dos rabinos, os xales de oração, a estrela de Davi, as franjas com macramês penduradas. Que a alfaiataria da família é impecável, todos já sabem, nestas décadas de carreira. Que nem tudo é comercial, também. Mas é muito bom ver um trabalho de estilo coerente, em que a estrela vira uma estampa sutil, o xale, um padrão em linho para camisas e calças. Sendo origem russa, há um toque de uniforme, uma adaptação das chapkas em bonés, as calças curtas e bufantes. Os doudounes, blusões acolchoados, lembram a Russia moderna. A música une tudo, como sempre.
Provavelmente, sem estes detalhes musicais e de acessórios explícitos, seria uma coleção impecável do mesmo jeito. Com o desfile, ganha uma expressão que torna inesquecível a proposta do autor.
17h40
Intervalo / antes tarde do que nunca. Depois de alguns dias de tombos e tropeções, as salas estão mais claras / já-já, vai chover. Nestas circunstâncias, como é bom estar dentro de um prédio como a Bienal. O mundo alaga, o Ashton Kutcher surfa nas ruas cheias, e nós aqui, vendo moda / Dragão Fashion será no princípio de abril