Orlando, destino favorito dos brasileiros já chega aos 10 graus ao anoitecer. Nova York antecipou a temporada de nevascas. E para felicidade dos adeptos das descidas pelas montanhas munidos apenas de um par de traves, mais conhecidas como esquis, as montanhas do Colorado estão prontas para os esportes de inverno.

Começou o sobe e desce dos teleféricos de Aspen

Desde o dia 22 de novembro, nesta semana, os teleféricos funcionam em boa parte dos terrenos esquiáveis da montanha de Snowmass; no dia 06 de dezembro os restaurantes Elk Camp e Sam’s Smokehouse estarão abertos. E a montanha russa Breathtaker Alpine Coaster, inaugurada na temporada passada, já está a mil. O nome diz tudo: é de tirar o fôlego, com suas descidas a toda velocidade.

Montanha russa BreathTaker

No dia 08 de dezembro abrem as montanhas Aspen Highlands e Buttermilk.

A roupa / Por incrível que pareça, o guarda-roupa das neves não precisa ser tão pesado quanto o de Nova York. O frio mais seco exige menos – mas atenção aos sapatos, esqueçam solas finas e saltos altos, convites certos aos tombos (experiência própria).

A loja Four Mountain Sports, em Snowmass Base Village, abre como opção para aluguel de equipamento de esqui, snowboard, acessórios e até roupas. Ao lado da loja há um depósito para quem quiser guardar o equipamento durante a noite (já imaginaram, um par de esquis molhados dentro do quarto do hotel?). Um serviço grátis para quem alugar o equipamento na loja. Não esqueça do lip saver, o batom anti-ressecamento e do filtro solar, porque o sol das montanhas queima muito.

Quanto? / Até 14 de dezembro os bilhetes dos teleféricos (ou lifts) custam 139 dólares por dia para adultos e 92 dólares para crianças, adolescentes e idosos. Bilhetes parciais por dia custam 93 dólares para adultos e 61 dólares para crianças, adolescentes e idosos. A turminha até seis anos esquia de graça e não paga o teleférico.

Aulas / Quem quiser aprender a esquiar ou enfrentar um skate de nve, a Ski & Snowboard Schools dá aulas em grupos para crianças e adultos, tem creche no Treehouse Kids’s Adventure Center e dá aulas particulares para quem não quer pagar mico na aula em grupo.

Pista do aeroporto de Aspen, a cerca de 2 mil metros de altitude

Como chegar / Voa numa boa, sem medo de turbulências e ventanias? Então vá de avião. Aspen tem aeroporto cercado pelas Montanhas Rochosas, considerado pelos sites de viagens como um dos mais perigosos do mundo (deve ser estilo Courchevel ou Quito, pista curtinha). Mas recebe Boeings 730, tipo Ponte Aérea Rio-São Paulo. Uma viagem de Miami até lá, no entanto, pode demorar até 6 horas, porque em geral há conexão. Em Dallas, por exemplo (se der tempo de descer, é um bom aeroporto para comprinhas e um dos melhores para comilanças: tem desde McDonalds em todos os terminais – são uns três ou quatro, não tenho certeza – até restaurantes de chefs e cozinhas de bistrô francês).

Caso compartilhe comigo a alergia a voos chacoalhantes, indico a ida por Denver, que tem um superdimensionado aeroporto. De lá, são quatro horas de carro por estrada linda, no meio do caminho surge Vail, que parece cidade de brinquedos enfurnada em um vale. Claro que de vez em quando pode acontecer uma avalanche ou uma nevasca. Mas afinal, quem sai de casa para se aventurar no esqui, não pode reclamar.

Limelight Snowmass Hotel e a pista de patinação na Snowmass Base Village

Em obras / Dia 14 de dezembro inaugura o Limelight Hotel Snowmass, ao lado da gôndola de Elk Camp. Aberta ao público, mesmo aos não-hóspedes, há uma parede de escalada de cinco andares.

O Snowmass Mountain Club, aberto agora em novembro, propõe 228 títulos com acessos exclusivos a serviços como ski valet, lounge para o après-ski, acesso antes de todos nas pistas, country ski ao luar, caminhadas e tours fora das pistas e uso do spa do hotel.

A Snowmass Base Village é o maior empreendimento em construção em uma estação de esqui na América do Norte. A primeira fase inaugura no dia 15 de dezembro, quando abre o Limelight Hotel, uma praça com ringue de patinação no gelo e um edifício comunitário, um projeto da OZ Architecture e Studio INSITE