Surpresas costumam me deixar sem graça. Depois de um dia de trabalho, chegar em casa e se deparar com uma festa surpresa de aniversário, dá vontade de vestir um pijama e sair da bagunça.
Mas há surpresas interessantes, principalmente na moda. O exemplo mais recente aconteceu nesta semana: o convite era para o lançamento de tamanquinhos dourados da Ângela Carvalho, no alto da Gávea. Na mesma mensagem do WhatsApp, estava o nome da Isabela Capeto. 
Lá fomos eu e Ines, de carona com Zequinha (vulgo José Claudio, já que todos conhecem como o Zequinha, atleta nadador e fotógrafo) até o suposto showroom. Em um prédio atrás da capela de Santa Inês, prédio bem detonadinho, mas com elevador. Na campainha, indicava que havia, além do ateliê da Isabela, uma psicóloga, uma florista. 
Foi a surpresa da tarde: que ateliê! Várias salas, para confecção, escritório, show-room para vendas, copa, cozinha, uma cabine de provas linda, araras com coleções, prateleiras de acervo. Foi uma ex-escola pública,que mudou para outro prédio, no mesmo entorno da igreja. Um local que merecia a visita de designers e decoradores, para admirarem a maneira de aproveitar cada coluna, cada parede, com painéis da marca, tintas coloridas – em geral, vermelhas, a cara da Capeto.

Painel bordado prateado, exposto em Tóquio. O tom dourado é da iluminação da sala

Isto é pouco: uma das paredes do escritório é coberta por um painel todo bordado com pecinhas prateadas, ganhou prêmio na exposição Neo Tropicalia, em Toquio! 
Vamos à moda, afinal
Confesso que só este ateliê seria uma matéria. Mas sobrou olhar para os adoráveis tamanquinhos de tiras douradas e solado de madeira, que a Ângela Carvalho criou em collab com a Isabela. Um pouco anos 1960 ”não há dúvida, os 60 estão voltando”, comentou a Ângela_, um pouco Paris, a grade já meio curta, os 36 já foram para as ruas, de preferência com meias soquetes coloridas. Mas as clientes compram um número acima, de tão apaixonadas. Na foto da Ângela, reparem na amplidão de um dos espaços do showroom. Preço dos tamanquinhos: R$ 890.
Almofadas bordadas avisam que Ângela agora se dedica mais aos artigos de decoração. “Almofadas, jogos americanos, estofados de sofá a metro, capas de edredon, duvets, cúpulas de abajur, muitas vezes pesquiso em antiquários e confecciono as cúpulas bordadas”. O requinte é ser tudo em linho. A autora desenha o tema, digitaliza, imprime sobre o tecido e manda bordar. O resultado? Pelo menos nas almofadas que estavam expostas não dá nem vontade de usar, de tão delicados os bordados de palmeiras sobre o linho. Preço: a partir de R$ 500.
Quanto à Isabela Capeto, além das novidades de mangas em tecido aberto, das saias duplas de renda, há um verdadeiro museu de maravilhas. Casacos bordados, tailleurs, looks tacheados, aquelas peças difíceis de descrever. Tudo artesanal, feito à mão, bordado, aplicado, recortado. Uma aula de criatividade. E um ensino de superação, porque esta surpresa toda começou depois que um incêndio acabou com o ateliê em Botafogo. 

Isabela Capeto parece um cometinha. De vez em quando, some, desaparece, não dá notícia. Aí, aparece, faz um bloco de carnaval no Leblon, um desfile na Lapa, abre e fecha lojas. E não perde o ritmo, é uma eterna surpresa boa!

Fotos Ines Rozario