Preparem os cartões, talões de cheques ou seja como vocês costumam pagar suas compritchas. Porque depois de saber das novidades que soube hoje, vai dar uma louca de querer no mínimo uma base incrível.

Falo da conversa com o makeup artista Regis Sodré, o oficial da Bare Minerals no Brasil, que veio fazer a ronda e dar treinamento nas lojas Sephora do Rio, enquanto a Bare não abre uma loja própria por aqui. A marca original de São Francisco tem quatro lojas em São Paulo, uma em Recife, no shopping RioMar; uma em Brasília e uma em Belo Horizonte. No mundo, são  “apenas” seis mil pontos de venda, sendo 160 lojas nos USA, mais corners na Selfridges, Harrods (Londres), Macys (NY).

A marca, que se chamava Bare Essentials, nasceu em São Francisco, na Califórnia há 38 anos. Tinha lá os seus produtos de beleza e em um cantinho vendia minerais a granel – cálcio, magnésio, óxido de zinco, etc -, que eram comprados pelas consumidoras, para incrementar seus cremes. Em 1976, a proprietária, Leslie Blodgett, decidiu desenvolver a tecnologia da maquiagem completamente mineral. E trocou o nome para Bare Minerals (puramente minerais, em inglês)

Regis Sodré é o makeup artist que explica tudo sobre gestuais, mantras e vantagens da Bare Minerals

Aí é que começam as tentações. Regis veio à Sephora do Rio Sul e mostrou os produtos imperdíveis da Bare Minerals.

Na embalagem da base Originals está a lista de minerais da fórmula

_ É a base Original, no potinho de tampa preta que virou um icone da marca. Já ganhou 55 prêmios dados por leitoras de revistas como Allure, Gloss, Reader’s Choice. Esta base é feita apenas com minerais triturados, não contém álcool, parabeno, talco ou conservantes. O poder de fixação impressiona, depois de dominada a técnica de aplicação. Aqui no Brasil chamamos de “gire, dose e aplique”; nos Estados Unidos é “swirl, tap, buff”, que se refere ao gestual necessário para empregar a base Originals: primeiro, você coloca um pouquinho da base na tampa da embalagem. Depois, gira um pincel largo até limpar este pouquinho, Tire o excesso do pincel e aplique no rosto, girando o pincel. É o mantra gestual da Bare Minerals! Podem ser passadas quantas camadas quisermos – em geral, com três a pele fica linda e uniforme.

O Get Started Kit é uma isca para nos atrair para o mundo mineral, com seus produtos e pincel

Para motivar mais ainda a adesão à Base Originals existe o  Get Started Kit, caixa com cinco ítens para começar a se apaixonar por esta beleza mineral: um pincel largo, um Primer, a Base, um pó tonalizante e um pó finalizador translúcido. Tudo isto, por R$ 149 na Sephora. Só a base, na embalagem normal (a do kit é um pouco menor) custa R$ 119.

Depois de trabalhar nas marcas Yves Saint Laurent, Lancôme e Guerlain, Regis Sodré foi contratado pela Bare Minerals, onde se encarrega de cativar consumidoras e vendedoras com seus conhecimentos da marca e da beleza.

_ As brasileiras ainda são um pouco tradicionais na escolha dos cosméticos e da maquiagem. Há um modismo de marcas, mas convém lembrar que nem sempre uma linha que serve para uma mulher, serve para outra. Na verdade, maquiagem é uma Alta Costura, algo personalizado – define Regis, que tem esta missão de explicar as vantagens da Bare Minerals para um mercado que compra tanto, que só perde para os Estados Unidos e para o Japão em números de vendas.

Além da base completamente mineral, há a parte prensada de sombras, blushes e bronzers. Que não vão ao forno, como acontece normalmente com a maquiagem prensada: a linha Ready 2.0 é prensada a óleo frio de borragem, uma flor considerada a flor da beleza, pelas qualidades antienvelhecimento. As sombras e o blush têm elementos da camélia do Japão; os bronzers, com óleo de cenoura, e há minerais de algas marinhas do Mediterrâneo.

De toda a gôndola da coleção, só o gloss tem perfume, é de fava de baunilha. A base Originals vem em acabamento original, que deixa a pele radiante ou no aspecto matte – e são 20 cores para escolher!

A Bare Minerals atualmente faz parte do grupo Shiseido, assim como outra marca americana, a Nars. A Shiseido leva a sério a pesquisa dos produtos, tanto que mantém um laboratório em Harvard. E quem conhece as lojas de Los Angeles, se impressiona com o movimento – dá a impressão que estão distribuindo brindes, de tão lotadas de consumidoras ávidas por seus produtos.

Ah, chega. Com licença, que vou esconder meus cartões de mim mesma, para não detonar uma pequena fortuna nestas tentações. Ainda tenho que aturar aquela vozinha interior que sussurra “ah, mas até que os preços não são assim tão caros…

Fotos Ines Rozario