cesta1a

As várias personagens assumidas pela moda são motivaçíµes para o consumo de roupas e acessórios

Iesa Rodrigues

Fotos Ines Rozario

Modelo: Isabele Burlamaqui (Agency Models); produção: Palette Design; locação: Uzzi

Há quem acredite que falar em tendências é coisa do passado. Talvez esta seja uma afirmação que faz parte do discurso da moda, assim como calça boca-de-sino virou flare, salto-sola agora se chama fachetado e em plano mais amplo, nada mais é importante: o que era, define-se hoje como relevante.

Enfim, seja qual for o substantivo empregado, a tendência sugere cores, propíµe formas e principalmente aponta uma série de personagens que motivam a adoção de uma roupa nova. Com as inversíµes vigentes do consumo, o acessório tirou muito espaço das roupas. E se os sapatos provocam hesitaçíµes na escolha, graças às dúvidas na hora de decidir entre o conforto de uma sapatilha ou o glamour pouco realista de um salto 20, há itens que ajudam a encarnar os tipos do momento.

A bolsa ocupa lugar de destaque (ok, pode ser relevante) nesta busca pela atualidade. Além de prática, porque carrega a bagagem do dia-a-dia, tem vantagens inegáveis. Faz a maior vista, pelas ferragens, logos, materiais e cores. E o melhor de tudo: comprar uma bolsa significa escolher e sair da loja feliz da vida, sem ter passado pelo horrí­vel teste da cabine de provas, porque bolsa não tem tamanho nem exige magrezas ou alturas de gente que vive nas passarelas.

Ah, o preço? Elas costumam ser caras nas marcas famosas. Uma Gucci pode ostentar 13 mil euros (mais de R$ 30 mil) na vitrine em Paris; uma Balenciaga de segunda mão vale mais de US$ 2 mil (R$ 3.200), a disputada python da Victor Hugo, que esgota rapidamente na filial da Madison Avenue, em Nova York, vale mais de R$ 7 mil. Mas o preço não costuma ser impedimento para a compra, se o sonho de consumo puder ser parcelado ou houver economias a serem transformadas neste objeto de desejo com alças e bolsinhos para celulares. Este é o poder da moda, o fascí­nio de jogar uma sacola nos ombros e sair se sentindo uma das personagens reconhecidas pelo mundo inteiro. Bem, vá lá, pelo exigente mundo da moda…

Celebridade em férias – Jackie O, Brigitte Bardot, Jane Birkin e Kate Holmes, em épocas diferentes, saem pelas Rivieras e Hamptons portando vastas cestas de palha. O culto aos anos 1960 enfatiza o estilo, que acompanha pantalonas, braceletes e lenços no pescoço ou nos cabelos. Quanto à bolsa, vale desde a descoberta em uma feira de rua até a sofisticação dos modelos de Glorinha Paranaguá, com alças de bambu.

Na foto: cesta de palha com alça listrada Lilac (R$ 169), blusão de jérsei preto Rudge (R$ 395), pantalona de malha My Place (R$ 149,90). Bracelete de madeira e chifre Rudge (R$ 117), lenço Niterói, em tie dye Uma (R$ 100); óculos de armação coral coleção Julio Rego para ótica Arnaldo Gonçalves (R$ 490) e lápis batom Make B da O Boticário cor Turmalina Coral (R$ 26,90)

python2

Antenada e sexy – onças, zebras e cobras continuam empolgando os estilistas. Desde que as oncinhas não fiquem sem suas peles, as zebras apenas emprestem suas listras para estampas. Quanto às cobras, ah, as pythons de grafismos e escamas maravilhosas, estas viram bolsas e sapatos, desde que autorizadas por órgão como o IBAMA. O padrão natural também faz belas estampas e ganha coloridos diferentes. O fato é que as peles de animais continuam fascinando quem aposta em look ao mesmo tempo sensual e tradicional. Quanto aos preços, a democracia é total, já que há pythons autênticas e cópias sem pudor, de valor bem mais baixo, mas com a mesma sensação de sair antenada com a onda das peles nobres

Na foto: bolsa de alça curta ou tiracolo, em python com certificação, Victor Hugo (R$ 7.578); t-shirt dourada decote em V Dress to (R$ 179), por baixo, regata de malha Dress to (R$ 159); kit de pulseiras com pingentes (R$ 89,90) e gargantilha de strass (R$ 69,90) ambos, Lilac. Óculos com armação oncinha Dolce & Gabbana para ótica Arnaldo Gonçalves (R$ 1.300) e batom Hidralip da Make B, do O Boticario cor Jet Set (R$ 24,90)

laranja1a

Milionária jet-setter – ela aposta em cores extravagantes, não tem medo de investir em novidades. Quem sabe até, merece um modelo exclusivo, que será conhecido pelo seu nome? Este prestí­gio já coube a Grace Kelly e Jane Birkin, ambas agraciadas com bolsas em principio criadas para elas, pela grife Hermès. Também a Princesa Diana batizou uma bolsinha da Dior, a Lady Di. De tanto circularem pelos aeroportos e cidades com suas preciosidades nos braços, influenciaram as adeptas dos modismos. Atualmente, além dos matelassês com referencia na Chanel 2.55, predominam as Birkins em couros corais ou alaranjados.

Na foto: bolsa retangular coral, com ferragens prata Seanite (R$ 79,90); vestido no clássico padrão de poás (R$ 198) e bolero de fustão branco, de costas pregueadas (R$ 198), ambos, Consô Herkenhoff. Pulseira de resina e corrente dourada Lilac (R$ 29,90), óculos Chanel com hastes de jeans, para ótica Arnaldo Gonçalves (R$ 1.590) e batom Make B. Coleção Lumière cor Malbec Glow (R$ 26,90)

Navy1a

Navy revista – desde Gabrielle Coco Chanel até Jean-Paul Gaultier, as listras dos marinheiros de Marselha definem o jeito Navy, agora acrescentado de toques mais próximos de pescadores de alto-mar. O resultado desta revisão do clássico manda jogar uma capa impermeável amarela, o corta-vento dos iatistas, ou um trench coat sobre as listras básicas, que também podem ser assimétricas, desiguais, borradas – enfim, um visual listrado. A bolsa? Para ser fiel aos marujos, ela é o saco de lona, com possí­vel fundo de couro, fácil de encontrar nas feiras hippies. Outras versíµes, desde que em lona, com referências no colorido clássico vermelho/azul/branco, modernizam o velho Navy.

Na foto: bolsa de lona com detalhes em couro vermelho e figas estilizadas nos puxadores de fechos Zibba (R$ 760), camiseta de mangas ¾ listrada Totem (R$ 135), pantalona branca A-Teen (R$ 418) e trench coat em tecido amassado Totem (R$ 452). Anel triplo com pingentes Lilac (R$ 59,90); óculos de sol em tartaruga e hastes com estampa de renda Versace para ótica Arnaldo Gonçalves (R$ 1.200). Lápis batom Make B, da O Boticário cor Bege Nude (R$ 24,90)

Contatos: A-teen 2540-5957; Consô Herkenhoff: 2512-2331; Dress to: 3202-1581; Lilac: 2236-5708 ; My Place: 2295-5222; O Boticario: 2249.3508; Ótica Arnaldo Gonçalves: 2523-4871; Rudge: 2512-8449; Seanite: 3122-0900; Totem: 2512-7818; Uma: 3495-0118; Victor Hugo: 2259-9699; Zibba: 3385-4890