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As várias personagens assumidas pela moda são motivações para o consumo de roupas e acessórios

Iesa Rodrigues

Fotos Ines Rozario

Modelo: Isabele Burlamaqui (Agency Models); produção: Palette Design; locação: Uzzi

Há quem acredite que falar em tendências é coisa do passado. Talvez esta seja uma afirmação que faz parte do discurso da moda, assim como calça boca-de-sino virou flare, salto-sola agora se chama fachetado e em plano mais amplo, nada mais é importante: o que era, define-se hoje como relevante.

Enfim, seja qual for o substantivo empregado, a tendência sugere cores, propõe formas e principalmente aponta uma série de personagens que motivam a adoção de uma roupa nova. Com as inversões vigentes do consumo, o acessório tirou muito espaço das roupas. E se os sapatos provocam hesitações na escolha, graças às dúvidas na hora de decidir entre o conforto de uma sapatilha ou o glamour pouco realista de um salto 20, há itens que ajudam a encarnar os tipos do momento.

A bolsa ocupa lugar de destaque (ok, pode ser relevante) nesta busca pela atualidade. Além de prática, porque carrega a bagagem do dia-a-dia, tem vantagens inegáveis. Faz a maior vista, pelas ferragens, logos, materiais e cores. E o melhor de tudo: comprar uma bolsa significa escolher e sair da loja feliz da vida, sem ter passado pelo horrível teste da cabine de provas, porque bolsa não tem tamanho nem exige magrezas ou alturas de gente que vive nas passarelas.

Ah, o preço? Elas costumam ser caras nas marcas famosas. Uma Gucci pode ostentar 13 mil euros (mais de R$ 30 mil) na vitrine em Paris; uma Balenciaga de segunda mão vale mais de US$ 2 mil (R$ 3.200), a disputada python da Victor Hugo, que esgota rapidamente na filial da Madison Avenue, em Nova York, vale mais de R$ 7 mil. Mas o preço não costuma ser impedimento para a compra, se o sonho de consumo puder ser parcelado ou houver economias a serem transformadas neste objeto de desejo com alças e bolsinhos para celulares. Este é o poder da moda, o fascínio de jogar uma sacola nos ombros e sair se sentindo uma das personagens reconhecidas pelo mundo inteiro. Bem, vá lá, pelo exigente mundo da moda…

Celebridade em férias – Jackie O, Brigitte Bardot, Jane Birkin e Kate Holmes, em épocas diferentes, saem pelas Rivieras e Hamptons portando vastas cestas de palha. O culto aos anos 1960 enfatiza o estilo, que acompanha pantalonas, braceletes e lenços no pescoço ou nos cabelos. Quanto à bolsa, vale desde a descoberta em uma feira de rua até a sofisticação dos modelos de Glorinha Paranaguá, com alças de bambu.

Na foto: cesta de palha com alça listrada Lilac (R$ 169), blusão de jérsei preto Rudge (R$ 395), pantalona de malha My Place (R$ 149,90). Bracelete de madeira e chifre Rudge (R$ 117), lenço Niterói, em tie dye Uma (R$ 100); óculos de armação coral coleção Julio Rego para ótica Arnaldo Gonçalves (R$ 490) e lápis batom Make B da O Boticário cor Turmalina Coral (R$ 26,90)

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Antenada e sexy – onças, zebras e cobras continuam empolgando os estilistas. Desde que as oncinhas não fiquem sem suas peles, as zebras apenas emprestem suas listras para estampas. Quanto às cobras, ah, as pythons de grafismos e escamas maravilhosas, estas viram bolsas e sapatos, desde que autorizadas por órgão como o IBAMA. O padrão natural também faz belas estampas e ganha  coloridos  diferentes. O fato é que as peles de animais continuam fascinando quem aposta em look ao mesmo tempo sensual e tradicional. Quanto  aos preços, a democracia é total, já que há pythons autênticas e cópias sem pudor, de valor bem mais baixo, mas com a mesma sensação de sair antenada com a onda das peles nobres

Na foto: bolsa de alça curta ou tiracolo, em python com certificação, Victor Hugo (R$ 7.578); t-shirt dourada decote em V Dress to (R$ 179), por baixo, regata de malha Dress to (R$ 159); kit de pulseiras com pingentes (R$ 89,90) e gargantilha de strass (R$  69,90) ambos, Lilac. Óculos com armação oncinha Dolce & Gabbana para ótica Arnaldo Gonçalves (R$ 1.300) e batom Hidralip da Make B, do O Boticario cor Jet Set (R$ 24,90)

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Milionária jet-setter –  ela aposta em cores extravagantes, não tem medo de investir em novidades. Quem sabe até, merece um modelo exclusivo, que será conhecido pelo seu nome? Este prestígio já coube a Grace Kelly e Jane Birkin, ambas agraciadas com bolsas em principio criadas para elas, pela grife Hermès. Também a Princesa Diana batizou uma bolsinha da Dior, a Lady Di. De tanto circularem pelos aeroportos e cidades com suas preciosidades nos braços, influenciaram as adeptas dos modismos. Atualmente, além dos matelassês com referencia na Chanel 2.55, predominam as Birkins em couros corais ou alaranjados.

Na foto: bolsa retangular coral, com ferragens prata Seanite (R$ 79,90); vestido no clássico padrão de poás (R$ 198) e bolero de fustão branco, de costas pregueadas (R$ 198), ambos, Consô Herkenhoff. Pulseira de resina e corrente dourada Lilac (R$ 29,90), óculos Chanel com hastes de jeans, para ótica Arnaldo Gonçalves (R$ 1.590) e batom Make B. Coleção Lumière cor Malbec Glow (R$ 26,90)

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Navy revista – desde Gabrielle Coco Chanel até Jean-Paul Gaultier, as listras dos marinheiros de Marselha definem o jeito Navy, agora acrescentado de toques mais próximos de pescadores de alto-mar. O resultado desta revisão do clássico manda jogar uma capa impermeável amarela, o corta-vento dos iatistas, ou um trench coat sobre as listras básicas, que também podem ser assimétricas, desiguais, borradas – enfim, um visual listrado. A bolsa? Para ser fiel aos marujos, ela é o saco de lona, com possível fundo de couro, fácil de encontrar nas feiras hippies. Outras versões, desde que em lona, com referências no colorido clássico vermelho/azul/branco, modernizam o velho Navy.

Na foto: bolsa de lona com detalhes em couro vermelho e figas estilizadas nos puxadores de fechos Zibba (R$ 760), camiseta de mangas ¾ listrada Totem (R$  135), pantalona branca A-Teen (R$  418) e trench coat em tecido amassado Totem (R$  452). Anel triplo com pingentes Lilac (R$ 59,90); óculos de sol em tartaruga e hastes com estampa de renda Versace para ótica Arnaldo Gonçalves (R$ 1.200). Lápis batom Make B, da O Boticário cor Bege Nude (R$ 24,90)

Contatos: A-teen 2540-5957; Consô Herkenhoff: 2512-2331; Dress to: 3202-1581; Lilac: 2236-5708      ; My Place: 2295-5222;  O Boticario:  2249.3508; Ótica Arnaldo Gonçalves: 2523-4871; Rudge: 2512-8449; Seanite: 3122-0900; Totem: 2512-7818; Uma: 3495-0118; Victor Hugo: 2259-9699; Zibba: 3385-4890