Mara Mac Dowell está lançando Inverno Mara Mac 2015, começando pela loja de Ipanema. Tons de cinza iluminados por mostarda e vinho, estampas enfumaçadas e tricôs com clima artesanal foram criados para a coleção Sombras. Mara é uma das mais importantes profissionais da moda carioca, com mais de 40 anos de atividade, sem ranço nem nostalgias, é uma renovação constante, sempre dentro de um padrão contemporâneo e elegante.

Vale ver a coleção de inverno, linda. De novo.

E mais: certas grifes se mantêm discretas, mas merecem atenção. Como a Rebeca Barreto, que conserva a qualidade do tempo em que era a Rubinha, fornecedora para várias butiques da cidade – o linho é a matéria mais frequente, as modelagens são confortáveis e generosas. Tem loja no shopping da Gávea – pois é, aquele onde houve um sequestro no estacionamento, ui. Agora todos querem estacionar perto do elevador, ninguém se atreve a parar mais no fundo do segundo andar.

Outra marca que chama a atenção de quem circula de ônibus (porque é mais alto, dá para bisbilhotar as vitrines) é a Filbelle. Nesta semana, a vitrine está especialmente boa, com vestidos de cintura marcada e comprimento nos joelhos, sem efeito envelhecedor. Conheço lojas na rua Jardim Botânico (quase ao lado de uma galeteria) e na rua Voluntários da Pátria, em Botafogo 

Como falar de inverno, neste calor louco? Mas resta a esperança de um dia ainda conseguirmos dormir sem ar condicionado ou ventilador ligado. Nesta semana de céu nublado parece que piorou a sensação de abafamento, a pressão baixa, é um caos.