Rojane desfilou look da coleção de verão da Osklen

Rojane desfilou look da coleção de verão da Osklen

Graças a uma eventual falta de conexão, depois do vôo de 11 horas para Paris, atrasei o comentário sobre a primeira noite da semana de moda do Shopping Tijuca. Mas ainda é tempo, já que as vitrines começam a mostrar agora o que foi visto na passarela, em produção do Anderson Vescah.

Longo de sereia do André Camacho

Longo de sereia do André Camacho

Antes do desfile, ganhei uma homenagem pelos serviços prestados à moda, imaginem! Raul Barbosa, diretor de marketing do shopping (e da rede, que inclui shoppings no Espirito Santo e em breve no Maranhão), organizou um desfile de marcas-ícones como Osklen, Mara Mac, Santa Ephigênia, e nomes importantes como Carlos Tufvesson e André Camacho, até a entrega de uma placa igual aos meus caderninhos, com canetinha, em prata, criada pelo Bernardo Palatnik, um talento novo no design de jóias.

Com o Tomas Azulay, uma ótima surpresa

Com o Tomas Azulay, uma ótima surpresa

Outro novo me deu um susto: de repente, ao meu lado, passa um cara de cabelos ongos, óculos de aro fino, jeans e casaco de farda. “Nossa, um Simon Azulay!”, pensei. Ou melhor, comecei a pensar, porque logo me apresentaram ao Tomas, exatamente o filho do querido Simon! Igual ao pai, e está criando estampas maravilhosas para a lix. Adorei ver o Tomas, lindão.

Franjas e estampa da Cantão

Franjas e estampa da Cantão

Lá estava também a Rosane Goffman, que pretende começar uma campanha. “É pela democratização da moda, para vestir as gordinhas, que não acham nada interessante no comércio. Estou começando, juntamente com a Teresinha Ferreira, que faz acessórios lindos, a procurar parcerias para confeccionar coleções”.
Look da Xsite no shopping Tijuca

  Look da Xsite no shopping Tijuca
Muria mostrou vestido estampado da Corpo & Alma

Muria mostrou vestido estampado da Corpo & Alma

Ana Paula, da Xsite e a Giselle, da Enjoy, estavam a postos para conferir seus tempos de passarela. E foram muito bem, mostraram que são marcas em ascensão no panorama da moda do Rio. Melhor, do Brasil, porque a Enjoy já se espalha pelo Brasil. Os sapatos e bolsas da Santa Lolla foram acompanhados por belos vestidos drapeados da World Griff, em preto, cinza e bege. Uma mudança marcante para este tipo de marca que sempre apostou mais em modelos bordados, gênero madrinha-de-casamento.

Outras locações

No dia seguinte, ou melhor, na noite seguinte, embarque para Paris. Troquei a Air France pela TAM, questão de preço imbativel e um horário mais dentro da falta de tempo. Até seis da tarde ainda não tinha acabado de fazer as malas, e pretendia sair para o aeroporto às sete!

Preto, cinza e vermeIho na coIeção da Jacobi / foto Ines Rozario

Preto, cinza e vermeIho na coIeção da Jacobi / foto Ines Rozario

De Paris, para Colônia, na Alemanha. Por que Colônia, e não Berlim ou Copenhague, cidades mais hypadas? Porque antes de enfrentar a maratona de desfiles é bom sair do circuito de lançamentos. Pelo menos, era o que eu planejava, só que Colônia é um dos maiores polos comerciais do mundo. Impossível não sacar que a Europa terá um inverno em roxos e violetas, rosados e vermelhos, sem abrir mão do preto e cinza, claro. Resultado: o radar da moda não pára, as saídas noturnas para fotografar vitrines foram retomadas.

jeans escuros e rosas na New York / foto Ines Rozario

jeans escuros e rosas na New York / foto Ines Rozario

Outros detalhes: muito xadrez, muito tricô, pouca alfaiataria. Jeans escuro, com bigodes, cortes estreitos, amassados quebradiços, lindos.

Além da moda – isto é, trabalho -, um show oportunista, porém sincero, o Thriller, que conta a história do Michael Jackson através das músicas e coreografias, na Arena de Colônia, em turnê pelo mundo. Muito bom, vale cada centavo dos 70 euros do ingresso. A platéia dança, bate palmas, grita quando o ator faz o moonwalk, o figurino é bom. Principalmente no quadro com peças da Adidas, cada tênis ótimo. Um espetáculo produzido por ingleses, com cantores e dançarinos que se revezam nos quadros. Dois deles trabalharam com o próprio Michael, um californiano dança igual ao mito pop. Mas é bem mais fortinho do que o esguio MJ.
E também sem falar em roupas e sapatos (nossa, nunca vi tanta variedade de botas como na Hohe Strasse), um endereço imperdível é a loja da Lego, onde compram-se as pecinhas a granel ! Como acontece em Londres, nem todos os prédios têm números nas portas. Esta Lego fica em frente ao 55, mais ou menos na Hohe Strasse.
Quem vem para a Europa, e já pensa em mergulhar na H & M, aviso que convém dar antes uma passadinha na C & A. Incrível , não é? Mas a rede holandesa está dando banho na sueca, em matéria de coleção. A fila da caixa ainda é pior, mas os sueteres e calças têm cortes melhores. Bom, pelo menos nesta semana. Nunca se sabe o que vai acontecer nas vitrines do mundo. Que nem o mote da Band News: em 20 minutos tudo pode mudar!

Tons de rosa e vermeIho na moda mascuIina da PohIand (CoIônia) / foto Ines Rozario

Tons de rosa e vermeIho na moda mascuIina da PohIand (CoIônia) / foto Ines Rozario