Notamos algumas mudanças nos sonhos de consumo. Se até os anos 2000 a moda ocupava as mentes ávidas por comprinhas, depois foi a vez dos celulares e smartphones, que derrubaram os computadores como recheio das sacolas.

Agora, por estranho que pareça, a cozinha virou a atração. Suponho alguns motivos: a quantidade de programas de TV mostrando que até criancinhas de 08 anos cozinham como gente grande. As lojas de utensílios importados, que viram presentes cobiçados por homens e mulheres. Minha prima Scylla presenteou seu médico querido que, em vez de uma garrafa de vinho, com uma bela panela Le Creuset azul. E ele adorou!

Assim, temos duas novidades:

Panelinhas e chaleira em cerâmica com textura ibrick

Panelinhas e chaleira em cerâmica com textura ibrik

A linha martelada, igualzinha às antigas panelinhas de cobre (ibriks, como são conhecidas as panelas turcas) foi reproduzida pela Ceraflame, indústria catarinense lá de Rio Negrinho, em cerâmicas refratárias que resistem a choques térmicos, podem preparar e servir refeições ou apenas dar uma de objeto decorativo. Tem até chaleira, tudo com textura artesanal e escolha de cores: preto, chocolate, pomodoro ou o clássico tom cobre (meu favorito)

Parecem joias! São utensílios de cozinha

Parecem joias! São utensílios de cozinha

Mais uma prova do luxo da cozinha: A multimarcas paulistana Choix, espécie de Colette brasileira, desenvolveu com o designer Brunno Jahara, o chef Ivan Ralston e a revista Wallpaper uns utensílios de cozinha e jardinagem maravilhosos, produzidos pela Riva, de Caxias do Sul (RS). Pinças, tesouras, facas, garfos, colheres, pratos, placa de corte, suporte para recolher ervas e jardineira, tudo em aço polido com acabamento dourado. Toda esta chiqueria está à venda na Choix e no online da Wallpaper Store

Serviço

Rua Professor Artur Ramos, 181 – Jardim Paulistano – São Paulo

Telefone: (11) 3078-9475 ou (11) 2649-4265

Horário: das 11h às 20h

www.lojachoix.com.br

www.instagram.com/lojachoix_sp/

Este é o Orfeu Gourmet, com 20 sachês, por R$ 25,90

Este é o Orfeu Gourmet, com 20 sachês, por R$ 25,90

Outro lance da moda é café. No varejo, o Starbucks impressiona, quase uma casa em cada esquina (no Rio, a do Via Parque é ótima, a que fica em frente ao Rio Design Leblon tem três andares. Mas sonho com o dia em que conseguir um lugar nas poltronas surradas da Rue de l’Echelle, em Paris). E mais, o Café Rubro, o do Ponto (muito bom) e aquele simpático cafezinho acompanhado por um copinho de água, no DRI (shopping da Gávea).

Para fazer em casa, aparece agora o Café Orfeu, café especial produzido pelas Fazendas Sertãozinho, em Minas Gerais. Já recebeu prêmios no Late Harvest, da Suíça e dois Coffee of the Year, no Brasil.

www.cafeorfeu.com.br

 

 

Só para dar vontade: lareira do quarto do hotel Bühler, em Mauá

Só para dar vontade: lareira do quarto do hotel Bühler, em Mauá

Olhem que legal, companheiros de Via Dutra (principalmente os adeptos do Expresso do Sul, minha empresa preferida): o Segrae/RJ, junto com o Polo Gastronômico de Penedo e Secretaria de Turismo de Itatiaia e CDL Resende prepararam um aplicativo com o roteiro gastronômico e hospedagens na região. Claro, tem atrações turísticas e compras, tudo dividido em categorias: natureza, casal, família e cervejeiro. O aplicativo entra no google play e na app store no dia 12 de julho. Será que incluíram o Rei dos Salgadinhos, de Resende? E vamos aguardar o aplicativo de Visconde de Mauá! Aliás, o hotel Buhler está com cardápio novo neste inverno!