O designer Bill Gaytten confirma seu talento na coleção de inverno 2013, vista em Paris.integrou a equipe da Maison Dior na época de John Galliano. Substituiu o que foi demitido há dois anos (e nesta semana, John Galliano foi convidado a trabalhar com Oscar de la Renta), em algumas coleções da Dior, antes de contratarem o Raf Simmons. Era considerado classicão demais – mas que beleza de coleções! Agora, assina o masculino Galliano, com muita graça, já tinha dado uma amostra no feminino no ano passado.

Inspirado pelo artista plástico Joseph Beuys (pronúncia Bóis), mas para quem não conhece este alemão, vale dizer que parece tirado do Jamiroquai. Mas quem conhece o alemão, reconhece a influência principalmente nos chapelões de feltro, nos casacos de lã camelo, em shape oversized, nas calças encurtadas e largas, estilo anos 1930 e até nos boots, versões modernas dos sapatos bicolores da época dos gangsters americanos (Beuys fazia performances nos Estados Unidos).

Dois pontos importantes: o xadrez gigante, em preto e branco e as estampas marmorizadas ou grafitadas dos blusões de gola molenga. Para a noite, as calcas e os paletós podem ser bordados.

Fotos Marina Sprogis

 

Intervalo / sou fã do Bill Gayten. Faz roupa bem feita, usável e chique no feminino. No masculino, dá um ar rebelde, que tem tudo a ver com a fama da marca. Competente, ele / pelas ruas, muitos parisienses – os que circulam no circuito da moda, por enquanto – já estáo aderindo aos chapéus de copa alta, seja este estilo Beuys ou no gelot dos ingleses / mas aqui no Rio, tem uma banquinha de camelô coberta de chapéus estilo panamá, que são as coisinhas mais lindas. Se forem iguais ao que comprei em Visconde Mauá, são feitos de…papel! Muito mais leve e muito mais baratos do que os de panamá de verdade. Vou conferir e depois conto. Fica na esquina da 13 de Maio com Evaristo da Veiga. Aproveitem, almocem no Elias, restaurante meio árabe, alguns passos adiante, na mesma Evaristo. Delícia, o arroz com lentilhas, o quibe e a maravilha de banana. Depois das 14h tem preços ótimos no quilo