Fotos Ines Rozario

Ele não sai de moda, mesmo! Ainda que a Bread and Butter, feira que bombava na Alemanha, tenha acabado, o denim prossegue sua trajetória de sucesso, vestindo democraticamente todas as classes sociais.

Showroom da Santista montado na casa na Praça Santos Dumont 80

Showroom da Santista montado na casa na Praça Santos Dumont 80

Uma bela prova desta carreira é apresentada pela Santista, que já lança as coleções para o verão 2018. Segundo Sueli Pereira, gerente de comunicação e moda da empresa,

Sueli Pereira demonstra a elasticidade que dá conforto no denim da Santista

Sueli Pereira demonstra a elasticidade que dá conforto no denim da Santista

_ A Santista não é mais apenas uma produtora de denim: nós prestamos serviços! _ comentou Sueli, juntamente com Juliana (que sabe tudo de lavanderia jeans), durante o lançamento feito em uma das casas de eventos simpáticas da Gávea.

Os serviços incluem não só as pesquisas de tendências, as peças que sugerem usos dos tecidos, como uma espécie de receita para chegar ao tom na lavanderia e até, se o cliente se apaixonar por um dos modelos sugeridos, poderá conseguir a modelagem daquela peça.

Os lançamentos

As várias tonalidades derivadas da lavanderia  que valem para o verão 2018

As várias tonalidades derivadas da lavanderia que valem para o verão 2018

O que chama a atenção: primeiro, a preocupação com a leveza e fluidez, qualidade perfeitas para o uso no verão. Há denim a partir de 7 onças – para quem não sabe ou não lembra, nos anos 1990, 12 onças era considerado um jeans levinho! A segunda qualidade é a sustentabilidade: a indústria têxtil é uma das mais poluentes, mas há caminhos que podem reduzir o impacto na Natureza. Como os acabamentos resinados, por exemplo, que sujam menos. Ou os tratamentos à base de amido de batata ou o amaciante de cupuaçu. E a integração do reciclado nas coleções.

Quem usa jeans, na verdade, ainda não coloca estes atributos como prioridade. O que interessa é a moda! Na coleção da Santista não faltam novidades que vão agradar ao público consumidor brasileiro: por exemplo, a possibilidade de ter calças tão justinhas e indeformáveis, que mais parecem leggings! E aquelas que, graças às misturas de poliester, elastano e algodão dão um conforto incrível, com até 60% de stretch, na linha High Performance da série Free. O Tencel acrescenta maciez e brilho na linha Denim Couture. Mais um detalhezinho: os puídos e esburacados continuarão fortes.

O que é bonito e moda também vale para a saúde. Reduzir celulite ou medidas já virou banal. No verão 2018 teremos jeans capaz de repelir os mosquitos Aedes Aegipt! Esta linha Repeller , da série Denim Therapy, resiste até 60 lavagens domésticas, o que deve garantir proteção por todo o verão.

Olha só quem continua forte: o shortinho desfiado!

Olha só quem continua forte: o shortinho desfiado!

São mais de 100 produtos na linha denim da Santista. Alguém duvida que o jeans amado vai sair de moda no mundo?

E mais / a Bread & Butter acabou, provavelmente por ser grande demais e receber visitantes mais interessados no jeito de vestir do povo presente do que era exposto nos estandes em Tempelhof, o velho aeroporto de Berlim / agora, quem manda no universo do jeans é Amsterdam, com feiras pequenas como a Scotch & Soda e grandes marcas, como a G-Star. Os holandeses dizem que em breve vamos deixar de dizer blue-jeans e trocar por blau-jeans. Eles têm até uma escola especializada, a House of Denim / no Brasil, os grandes produtores estão em Toritama (Pernambuco), Cianorte (Paraná), Jaraguá (Goiás) e Santa Cruz do Capibaribe (Pernambuco). Toritama é um fenômeno, no princípio reunia compradores de vários estados em feiras da madrugada, com mercadorias vendidas em caminhões. Era possível comprar calças a R$ 5! Agora é um grande polo produtor, apesar de não ter água na região – não chove há cinco anos! Se arranjam com caminhões-pipa e fazem milagres para produzir o denim.