Tenho uma amiga argentina que reclama que a América Latina significa muito pouco para o resto do mundo. Nem todos os shows se apresentam por aqui, poucos sites aceitam a LATAM (abreviada, a Latin America), as grandes redes de varejo hesitam na hora de planejar entrar neste mercado. Bom exemplo é a H&M, que já andou sondando, mas desistiu de vir. Faltou a coragem da espanhola Zara.

Agora, a pretexto de um lançamento divertido, confirmo esta situação: a Aldo, grupo de sapatos, bolsas e acessórios original do Canadá, fundada em 1972 por Aldo Bensadoun, de família do Marrocos e Argélia, tem 3.000 – sim, três mil – lojas distribuídas em 100 países. Várias no Canadá, outras em países como Israel, Arábia Saudita, Grã-Bretanha, Cingapura e Filipinas. Sem falar nos Estados Unidos, de onde sai esta nota. Brasil? Nem uma vitrinezinha.

Que tal, sair com a bolsinha de Mickey (60 dólares)?

E o elegante cavalheiro, de mocassim com a silhueta do ratinho na gáspea? (160 dólares)

Graças a um querido que trabalha nos estúdios de Anaheim, recebo as novidades da Disney. Desta vez, é a coleção assinada pela Aldo, celebrando os 100 anos de magia. Muito brilho, um tom de prata, e a graça dos personagens famosos. Tem bolsinha em forma de cabeça de Mickey (85 dólares), tênis com embalagem daquelas que ninguém tem coragem de jogar fora (120 dólares) e um escarpin digno da Cinderela (150 dólares).

Tênis (120 dólares) e a sacola lindona

Escarpin estilo sapatinho de cristal da Cinderela (150 dólares)

Além do site da Aldo, onde para ver os produtos é melhor entrar como residente na América do Norte, a coleção deve estar nas lojas dos parques. Apesar de estar fora do nosso varejo, estes sapatos e bolsas podem ser encomendados nos grupos de compras internacionais. Por aqui, quem sabe no Mercado Livre?