Natalia Timberg vive Iris Apfel no teatro Maison de France

Poderia ser na passarela, já que elas representam dois tipos de arte que andam próximas: o teatro e a moda. A atriz Nathalia Timberg estreia a peça Através da Iris, um roteiro sobre Iris Apfel, a americana de mais de 90 anos (nasceu em 1921) que continua a simbolizar um estilo de vestir muito pessoal.

Iris Apfel em seu ambiente barroco, extravagante e colorido

Basta ver uma das suas imagens ou ler um dos seus livros para achar que precisamos ter um pouco mais de cor no guarda-roupa. Quem sabe, um colar de cinco voltas ou um grande óculos de armação redonda, preta? Estes são alguns toques da Iris, que costuma comentar que esta história de less is more (menos é mais) é totalmente less is bore (menos é chato). Seu trabalho como decoradora levou a viajar pelo mundo em busca de artigos têxteis, e ao mesmo tempo comprar acessórios e roupas artesanais, que vendia para clientes conhecidas e celebridades. A quantidade e a qualidade destas peças provocou a exposição Avis Rara, sobre sua visão da moda no Museu Metropolitan, em Nova York , em 2005. Em março deste ano Iris publicou Accidental Icon, livro editado pela Harper Collins.

Livro Accidental Icon, lançado neste ano

Agora a brasileira Nathalia Timberg celebra 70 anos de carreira vestindo o figurino da americana, assinado pela Tatiana Brescia, com direito aos óculos enormes, os boás de plumas, os colares e braceletes, na peça Através da Iris, um solo escrito por Cacau Hygino, dirigido por Maria Maya, no elegante teatro Maison de France, a partir de quinta-feira, dia 11 de outubro.

São duas elegâncias de cabelos brancos, presentes com muito estilo e ideias diferentes, transformando o palco em cenário de moda.

fotos divulgação