Domingão de sol, temperatura legal no Rio de Janeiro. Vista para a baía de Guanabara, Pão-de-Açúcar. Uma boa ocasião para ver moda, moda masculina. Mais de 400 funcionários de lojas, supervisores e equipes de estilo compareceram ao 11º andar do Jockey CLube, no Centro da cidade, para a convenção de lançamento da coleção de verão, conhecer o novo logotipo, celebrar as duas novas franquias, em Volta Redonda e Nova Friburgo e ainda assistir a um espetáculo de dança, do grupo Caetano, de Niterói. O líder da marca, Eduardo Ballesteros, estava orgulhoso com o comparecimento maciço da turma. ”É difícil reunir todos assim, porque trabalhamos 30 dias por mês. Daqui a pouco, às duas horas, as lojas estarão abrindo”, resumiu, ao mesmo tempo que retirava o elegante blazer marinho, ”fica mais informal, tem mais a nossa cara”.
Depois de um speech do colega Lula Rodrigues sobre o homem da moda, este elenco de modelos da foto acima, incluindo o astro do catálogo, o Edgar Mello, mostrou as novidades. Muitos jeans, de todos os tipos, mais soltos ou mais ajustados, alguns com detalhes em couro; camisas em tricoline, que voltam a ser usadas sobre camisetas. Nas camisetas, uma cor que a estilista Ana Luiza considera ”um molho” na temporada, o violeta. Bermudas também com listrado em violeta e preto em fundo branco, e melhor ainda, bermudas em moleton cinza, que fazem parte da coleção Lab, mais avançada como estilo. O conceito do verão é o luxo, o requinte de ter um estilo de vida menos estressado, mais próximo da natureza. Como símbolo da campanha, a Toulon apresenta a linha República Federativa dos Chinelos. Talvez não precisasse ser tão explícito na expressão do casual, mas tem tudo a ver com os objetivos relax do momento da marca que pode ser dar também a um luxo, o de renovar o trabalho, apostando no empenho da Maria Eduarda Ballesteros e do Felipe Perez, respectivamente filha e sobrinho do Eduardo.
Muito bom ver a Toulon mostrando seu estilo em grande forma. Segundo o Eduardo, foi um evento sem pretensões, discreto. Só que com os requintes dos Ballesteros: nos salões brancos do Jockey, com um bufê de dezenas de docinhos, pães, salgados, sanduíches, apresentação caprichada e desfile profissional, preoduzido pelo Ale Dupra.
Destaques: os bolsões em lona, as bermudas de moleton, o corte excelente do jeans skinny, os bonés em risca-de-giz, as calças cargo mais secas
A coleção começa a entrar nas lojas nesta semana. Alguns preços: camisetas em bambú, desde R$ 78; jeans, de R$ 68 a R$ 158; bermudas de moleton, R$ 148