Tecido feito com tressê de tirinhas de chita tinturada

Tecido feito com tressê de tirinhas de chita tinturada

Lindebergue é baseado no Ceará e recolheu preciosas técnicas e materiais de vários estados do Norte/Nordeste, trabalhou com artesãs e comunidades e montou o projeto Conexão Solidária. Tudo a ver com os novos caminhos da moda, isto de recuperar maravilhas como rendas renascença, bilro, fazer flores com escaminhas de peixe ou de crochê multicolorido, transformar caminhos-de-mesa em vestidos longos, feitos em algodão colorido da Paraíba. Até na roupa masculina caíram bem os bordados e richelieus e as sandálias com recortes.

É um risco, enfrentar a tênue fronteira do típico, do artesanato, com as armas do design moderno. Talvez as peças bicolores em azul e laranja pareçam um pouco juninas demais, um tanto figurinos, diante da onda minimalista que está avançando na moda internacional. Mas basta ver de perto uma das saias ou vestido feito em tramado tressê de chita, para constatar a possibilidade de alta sofisticação da aliança entre o feito ‘a mão e a moda atual. Sem falar no bilro, absolutamente tem-que-ter no colorido alaranjado do Lindebergue.

Foi ovacionado no final, quando entrou com as artesãs e bordadeiras vindas de vários estados do Nordeste, ao som de uma animada ciranda.