No Minas Trend, em Belo Horizonte, esta coleção tinha a cara da Alessandra Migano: colorida, ampla, cheia de vestidos e caftãs longos. A diferença em relação a outras temporadas era a estampa, cheia de tigres e leões tomando conta dos tecidos. No desfile do Fashion Rio que encerrou a noite do primeiro dia, os bichos estavam domesticados. Enfeitaram minivestidos e calças, em várias combinações de cores. E puxaram o cordão de roupas mais simples, mais básicas, de rendas brancas, ou em tons de rosas e verdes pálidos. Bonitas, mas sem a alma animada da Alessa.
Parece que o estilo de desfile contamina a coleção, que fica sem graaaça…

Resumão do primeiro dia

Propostas principais: preto e branco
círculos recortados
estampas de bolas ou poás
transparências

Ambiente: boa montagem, aproveitando o visual da Marina da Glória. Grande sala de imprensa. Duas salas de desfiles, dentro da mesma tenda. Bonito o espaço da O Boticário, que lança suas águas da Nativa Spa.

Evento: um dia é pouco para avaliar uma semana de moda. Em geral, o primeiro dia é um esquenta. Mas será preciso uma mudança no esquema de desfiles, para não pasteurizar demais. Tem que haver alguma emoção, alguma imperfeição. Vamos ver amanhã a Blue Man, se escapa desta onda cool.

Karl, fala sério!

Estranho: a coleção Melissa by Karl Lagerfeld. Admiro este estilista, mas o que são estes sapatos de forma gorda, salto de casquinha de sorvete. Was ist los, Lagerfeld?