Pronto: já valeu a vinda para Bento Gonçalves, para percorrer a grande área ocupada pela Fenin no FundaPark. Uma vitrine chamou a atenção, de moda masculina. De todo os jeitos, desde ternos até blusões colllege, mas tudo, tudo, com conceito moderno, com alguns manequins que se movimentam, dando sustinhos nos passantes. É o espaço da Raffer, indústria de ternos e peças masculinas situada em Francisco Beltrão, cidade no sudoeste do Paraná. Luis Alberto Placeres Neri, 58 anos, uruguaio que ocupa o cargo de gerente industrial da empresa há 10 anos, explicou detalhes das linhas:
Do blusão College ao terno super slim, uma coleção impecãvel pela variedade
_ Temos a Classic Fit, a Slim Fit, a Super Slim Fit, a Raffer Trend, Raffer Cool e a Platinum Collezioni, sempre com o conceito da modelagem moderna. É o que o homem quer vestir, agora ele não se veste mais para as mulheres, ele quer ficar bem para ele mesmo e para os outros homens.
Placeres aponta destaques como os paletós Velvet, os modelos Italia inspirados nos anos 1920, com silhueta atual. E afirma que o tecido brilhante está voltando com força.
_ A cerimônia foi para as ruas. O que era roupa de casamento é usado no dia a dia, como o Shining, há cinco anos fazemos estes ternos em cinza brlhante. Ou a lapela Shawl (xale), também oriunda dos smokings.
O elegante senhor de cabelos brancos demonstra como é viável vestir um look de calça slim paletó ajustado. “Tenho 58 anos, e me visto assim sempre!” O segredo, além de apostar na moda, é manter a forma – como na moda feminina, um corpo esguio combina com estilos de vanguarda
Foto Vini Dalla Rosa
E mais: o salão da Fenin está grande, um labirinto dividido em setores – lingerie (onde estão os espaços mais bonitos), masculino, jeans, feminino. Ainda bem que a Fenin vai até sexta-feira, para dar tempo de conferir as coleções / um lugar imperdível, para quem não se conforma em apenas ver as modas, quer comprar algo, é o estande Pashmina, que vende os xales em uma bela cartela de cores, por R$ 25 cada / temperatura anunciada pelo comandante do vôo 3411 da TAM, em Porto Alegre: 25 graus! Com nuvens! Há quanto tempo não vejo um dia assim.