A 19ª Fenin se dividiu em setores – masculino, Interjeans, tricô, Salão da Lingerie e pelo jeito na próxima edição podemos esperar por mais algumas “ seções” – quem sabe, infantil/bebê e acessórios? A organização permite este crescimento, que completaria as coleções atuais.

Feiras de moda são eventos raros no Brasil, principalmente neste tamanho da Fenin – reunir mais de mil marcas em um grande espaço é um desafio para os organizadores. Julio Viana, líder da Expoveste, empresa que tem assinado as Fenins, parece sempre empenhado em evoluir, sem medo dos percalços inevitáveis.  Começou em Canela, em quartos do hotel Lage de Pedra, passou para Gramado, tentou Fortaleza – uma Fenin linda,no novíssimo Centro de Convenções -, tem feito sucesso em São Paulo e agora em 2015 (de 04 a 07 de agosto) se aventura no Riocentro, o emblemático pavilhão de exposições na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Fofurices: pantufas-botinhas da Daniela Tombini

Um dos destaques da edição atual foi o Salão da Lingerie / Sul, organizado por Ana Flores e Indhira Pera, da empresa New Stage. Coerente com a estação-tema, o inverno, predominaram os pijamas cheios de fofurices, em tecidos macios e cores claras. Dá até inveja de quem mora em lugares frios o suficiente para calçar as pantufas-botinhas tipo Ugg, da Daniela Tombini. Para regiões menos invernais, há a sedução das rendas e frufrus da friburguense De Chelles ou as camisolas da Belles.

Glamour de lingerie, funcionalidade de fitness, na coleção da Luenvic

A inovação esteve na Luenvic, marca também de Nova Friburgo, do casal Lucas e Chandreyna Torres. A pegada esportiva faz a diferença nos modelos feitos com materiais de moda fitness, com tiras largas para dar reforço nos sutiãs, cores vibrantes contrastando com detalhes pretos e a adaptação do estilo cropped em um dos sutiãs.

Outra história boa é da Recco, de Maringá, no Paraná. A experiência de 35 anos de marca não impede que a família liderada pela Myriam Recco procure inventar dentro do outrora campo limitado da lingerie e sleepwear. Para começar, a linha masculina Modoavião, dedicada ao público masculino. “É justamente para o homem desacelerar, desligar, dar atenção à família”, contou Marcelo Recco, segunda geração da marca. Roupões em tons cinzentos, pijamas e camisetas fazem parte da Modoavião.  Outra novidade, esta feminina, é a linha Mediterrânea, que faz uma transição entre o loungewear, o homewear, mas tem vestidos e calças de malha estampada dignos de serem “rua wear”! Roupa boa de botar na mala e partiumundo! Uma terceira novidade – não exatamente nova – é a ceroula! Notando que muitos homens usavam uma calça social por baixo do jeans, no inverno, a equipe Recco relança esta peça antiga em versão de malha fina. Vai ser o legging dos homens.