Uma das tradições da Fenin, desde que Julio Viana começou a organizar o salão há cerca de três décadas, era o objetivo de lança moda masculina de inverno. As cidades mudaram, passamos por Canela, Gramado, São Paulo, Fortaleza, e a moda feminina se integrou no evento, provavelmente será ainda mais forte na edição da Fenin Fashion Rio, de 28 a 30 de julho próximo, no Riocentro, no Rio de Janeiro.
Só que as tradições continuam, e a moda masculina é um ponto forte da feira. Vale ressaltar que nesta edição, em Bento Gonçalves, o que se nota é um investimento em inovação na roupa pensada para o guarda-roupa masculino. Esta será a moda de verão dos brasileiros:
Azul claro, bege, calças mais curtas, tudo mais justo, na linha de ternos casuais da Raffer
As calças lembram leggings, sempre no corte slimfit, nos ternos da Raffer
1. Ajustada – desde a camisaria até as calças, passando pelos ternos. Isto inclui as bermudas – será o fim do conforto das cargos? A grife Raffer, do Paraná, lidera este movimento na alfaiataria, Luiz Eugênio propõe as camisas bem modeladas.
Linha de polos listradas da Pierre Cardin, em materiais especiais
Em primeiro plano, a polo composê, com detalhes listrados, da Pierre Cardin
2. Listrada – foco principal da linha pólo. Na Pierre Cardin, os licenciados produzem cerca de 200 modelos de camisas deste tipo, sendo 60% listradas. A inovação está nos tecidos, além do clássico pique de algodão e da meia malha, há camisas de cotton Lycra, algodão Pima peruano e Bleach, que mistura de algodão com poliamida, macia, de manutenção fácil. Em estilo, a novidade é a linha básica com composê – pólo em cor lisa com gola, punhos e bolso debruados com listrado.
Na Polo Club, camisas masculinas e femininas em cores fortes
3. Colorida – bermudas vermelhas, amarelas, verdes prometem mudar o panorama das ruas de verão. A Nicoboco, a Gansgter e a Dixie apresentam coleções coloridas.
Botões em casas contrastantes e colarinho com botões decorativos, na Zaferanno
O golfe inspira a coleção de polos e calças da americana Arrow
4. Decorada – avessos estampados nos colarinhos, punhos que viram e revelam cores contrastantes na Zafferano. Muitos botões, até nos colarinhos. Ainda valem inspirações em esportes chics, como o golfe, presente na Arrow
O que sai do guarda-roupa
Até segunda ordem – porque nunca se sabe quando as modas voltam ao uso – os homens deixam de lado:
1. Peças exóticas, tipo calça saruel, de gancho baixo, calça capri
2. Calças de pregas
3. Estilo cargo, incluindo bermudas, parkas e calças
4. Ternos de corte quadrado, soltões
5. Enfim, o jeito largado sai de cena no verão, segundo os expositores da Fenin