Fotos Ines Rozario

Um recanto que valoriza o salão InspiraMais, o Referências Brasileiras, antecipa a moda do verão 2016. Além das cartelas de cores nas paredes laterais e dos couros com novas texturas pendurados no centro, uma bancada exibe botas, sandálias e bolsas extravagantes ao lado máquinas de escrever Remington Ipanema de onde saem couros e tecidos inovadores. Esta cenografia traduz o conceito eleito pelo designer Jefferson de Assis com fio condutor com base no escritor Carlos Drummond de Andrade. Um detalhe demonstra o cuidado na pesquisa: a produção conseguiu 10 máquinas de escrever iguais à última usada pelo escritor. Cada uma em uma cidade, cada uma tinha um dono, foi uma gincana bem sucedida.

Material com flores recortadas da Affare Laser ” saindo” da máquina Remington Ipanema, a mesma usada por Drumond

_ Pensamos em falar da sensualidade, dos limites e fronteiras que definem as previsões do verão 2016. Para tanto, a referência foi o livro Amor Natural, quase uma exceção na obra de Drummond porque nele ele toca mais na sensualidade. Era o livro proibido, que ele autorizou publicar só depois da sua morte. Além desta inspiração, fomos a Itabira, Minas Gerais, terra do Drummond, em busca de detalhes ligados a ele. Encontramos sua casa, vimos as portas com as fechaduras antigas, sem as chaves _ contou Jefferson, que foi mais além: achou um ferreiro em Tiradentes, que era da mesma família do que havia feito as chaves daquele tempo.

As chaves imaginárias, criadas pela Dutra Ornamentos a partir das fechaduras da casa de Drummond em Itabira

_ Só nos restava imaginar como seriam as chaves originais. Acabamos escolhendo um modelo mais decorativo, com arabescos. O metal rosé é um meio termo entre o cálido, que seria um ouro forte e o pálido, que seria quase branco. A Dutra produziu estas chaves.

Correntes no salto da sandália com recortes, desenvolvida pela Mariotta

Bolsa criada por Rogério Lima para o tema escolhido pra o verão 2016

As chaves enfeitam as sandálias confeccionadas pela Bem-me-quer, Hits e Mariotta, as fechaduras competem com correntes rosés nos saltos e bolsas feitas por Rogério Lima. A transparência, outro tema sensual, se expressa em rendas e tules emborrachados pela York, que servem de aplicações em sandálias. Jefferson de Assis assinou coleções próprias durante uns oito anos, mas sente que este ciclo se fechou. ” Estou feliz desenvolvendo este projeto, a pesquisa e o desenvolvimento de materiais me satisfazem como criação. A história de moda e desfiles já foi.”

Jefferson de Assis, designer e pesquisador das referências Drummond dentro das tendências lideradas por Walter Rodrigues para o InspiraMais