Formada na St. Martin, e na Marangone, Barbara Casasola já apresentou a coleção em still, na embaixada do Brasil, em Paris. Agora, dá um passo adiante, com o desfile realizado em Londres, na tenda oficial. Pelo jeito, é o passo que pode deslanchar uma bela carreira, já que seu estilo alongado, de comprimentos midi, atenuado por muitas transparências e a cartela entre pedras preciosas, nudes e preto, tem muitas possibilidades comerciais. Isto é o que importa, atualmente.
O Modernismo brasileiro inspirou Barbara, que cria em Londres e desenvolve as peças na Itália, mas aproveita as referências nativas. Até nos acessórios, já que os sapatos assinados por Manolo Blahnik são inspirados pela arte em metal de Lygia Clark. E na trilha, uma versão dos Mutantes da era Pão e Circo.
E mais: quem está mostrando seu trabalho fora das nossas fronteiras: Barbara Casasola, Alexandre Herchcovitch, Osklen, Carlos Miele (pioneiro), Issa London (mais inglesa do que brasileira), Lucas Nascimento. Já saíram daqui em outras tentativas: Walter Rodrigues, Icarius (trabalha na Diesel, até onde sei), Iódice, Gloria Coelho, entre muitos que participam de salões na Europa e nos Estados Unidos. Fafi Vasconcellos, que atualmente está com lindo ateliê de noivas, participou da SIMM, em Madri.