Fotos Ines Rozario

Quem se mantém no mercado de moda por mais de meio século costuma restringir a criação ao gosto das consumidoras fiéis. Mara MacDowell descarta esta estratégia clássica e confortável, investe em novas formas, tecidos modernos e nas cores do momento. Até o tema da coleção de verão está bem antenado: chama-se Impermanências, o que pode significar pouco como palavra, mas tem a ver com os contrastes do Norte/Nordeste do país.

Segundo Alexandre Medeiros, há 14 anos na equipe de criação da Mara Mac, o sertão é uma das inspirações.

Vitrine da coleção Impermanências, na Mara Mac de Ipanema

_ Pensamos nas paisagens efêmeras do Nordeste, no mandacaru que floresce à noite e morre ao amanhecer, nas cores do crepúsculo, no movimento das dunas. Tudo isto, expresso na alfaiataria, sempre presente na marca – definiu Alexandre, mostrando parte das 300 referências da estação (referências são as peças avulsas, divididas nas cores previstas da cartela) no subsolo da matriz de Ipanema.

Detalhes da coleção

O rosa blush aparece no look de malha tricô com saia longa e na veste dupla face em rosa e mescla

O rosa blush, também chamado de rosa Millenial, abre a série de macaquinhos, vestes, vestidos, em um tecido dupla-face em rosa e o cinza-mescla. Vestidos atemporais, quase sem forma, com argolas nas alças, lembrando a selaria. O caminho dos rios vira grafismo no jacquard. Nos acessórios, os colares de nós de barbante têm como referência as trouxinhas dos retirantes.

Acessórios da coleção: colar de barbantes, prendedor de pedrinhas e as mules, previstas como hits do verão

_ Além das peças temáticas há os clássicos, como o trench longo, a calça cinco bolsos em modal, hit nas vendas por atacado, nos showrooms de São Paulo. Mais o casaquinho curto de tricô, best-seller o ano inteiro. É item colecionável! _ acrescenta Alexandre.

Segredos da atualidade

Mara MacDowell, estrela da moda brasileira

Enquanto o designer explicava as novidades, Mara circulava entre as clientes. E se divertiu lembrando os desfiles performáticos que fez durante a fase da Eloysa Simão à frente do Fashion Rio.

_ Nossa primeira performance foi com uma entrada de saltimbancos na passarela. Gostei muito do desfile com tema Fundo do Mar, em que as modelos seguravam aquários com peixes. Tínhamos até veterinários nos bastidores! Outro incrível incluiu automóveis entrando na sala. Todos foram dirigidos pela Bia Lessa. Acho que ninguém mais faz desfiles assim. O importante não é prestar atenção só na roupa _ lembrou Mara.

Mais uma vez, fica a pergunta: como manter esta animação, depois de tantas décadas de moda?

_ É porque a gente ama o que faz. Só por isto permanece.