Uma das estratégias complicadas da moda é substituir ou ser convocado como diretor de criação de uma marca estabelecida. Basta lembrar a dificuldade da Dior até encontrar a Grazia Chiuri, depois do brilho do John Galliano. Ou da Céline, depois do glamour do Michael Kors.

Maria Rita Magalhães Pinto pode se orgulhar de, pelo menos nesta primeira coleção para a Maria Filó, ter feito um belo trabalho. Talvez o fato de ter sido sócia na A-Teen durante uns 20 anos, como concorrente da Filó, tenha ajudado na concepção da linha Balneário, apresentada na terça-feira em três salões do Copacabana Palace.

A coerência domina a coleção, destacando a série de longos de alcinhas ou de mangas longas (que atendem a todas as idades, lembrando que os bracinhos ficam menos rijos com o tempo, hehehe), em cores lisas ou estampas delicadas, com nomes de balneários como Trancoso e Cartagena, com desenhos cashmere (paisley, como quiserem), conchinhas ou tie dye. Há sempre um toque artesanal, típico da Maria Filó. Ou um contraste de rústico e delicado, como os cintos de couro sobre faixas nos quadris. E o ponto de cruz, lindo, em palas e mangas ou nas costas de um vestido? Na alfaiataria, valem shorts, padrão de listras de colchão, terninhos com coletes. 

Look azul, terno com bermuda, o lindo sobreposto de coral e rosa, a calça com lenço listrado e o preto decote profundo (fotos Ines Rozario)

Os acessórios variam no mesmo estilo simples luxuoso. Braceletes e cordões longos dourados, chapéus de abas cowboy ou panamá, sandálias rasteiras trançadas e bolsinhas de mão douradas.

Sandália rasteira, bolsinha dourada e cordões longos e  brincões dourados (fotos Ines Rozario)

Os preços? Um longo custa R$ 1.299. Uma camisa de linho, R$ 429. Saia midi transpassada, bordada, R$ 799.

Cintia Dicker, linda como sempre, abriu o desfile. A beleza ficou por conta da Babi Vto, que criou cabelos e peles naturais, um pouco anos 1970, um estilo Boho. Clara Veiga assinou os desenhos feitos com esferográfica dos convites e cartões postais. Trilha da DJ Martha Pinel. Só ainda não consegui saber que assumiu toda a produção, muito boa.

Esta apresentação confirmou o encanto do que vi como première na convenção para lojistas e compradores do Grupo Soma, em abril, na Cidade das Artes. Foi a prova de que este grupo tem tudo para ser um dos destaques no easy-luxo no mundo.