Martin Margiela é um dos mais inovadores estilistas baseados em Paris. Acaba de lançar a coleção Première, a prévia antes dos desfiles de março.

O conceito evolui em torno da simplicidade, do contraste e da divisão. O resultado é uma coleção limpa e minimalista nos detalhes, com foco nos estereótipos masculinos e femininos, as amplidões e os volumes controlados, divididos com o corte na cintura e o jogo de materiais diferentes.

Da roupa masculina, a equipe de criação aproveitou o estilo militar e o uniforme de trabalho, usados por exemplo com um vestido que lembra um robe de chambre, contornado de cetim. Pijamas masculinos feitos em couro também se incluem nestes contrastes.

Uma série se chama Volume Duplo, e é inspirada na idéia de dividir a figura em barras horizontais, por superposições ou camadas. Os casacos de pele são feitos de pelo de cabra longo na parte de cima e coelho raspado na parte de baixo. Grandes cintos destacáveis enfatizam esta divisão na horizontal.

Cartela: preto, cinza, marfim, marrom, cáqui e bege, com acentos de fúcsia, vermelho e ferrugem

Pelas fotos, nota-se que, mesmo uma grife tradicionalmente conceitual como Martin Margiela, está entrando num caminho comercial, fácil de vestir.