O que primeiro chama a atenção na coleção de outono-inverno da Mr. Cat é a série de sapatos sociais em couro com brilho. Não é verniz, lembra o que se chamava de cromo alemão, nas antigas vitrines da DNB, sapataria classuda que ficava no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Além do material, há o shape, a fôrma alongada, que moderniza o conceito do sapato masculino social. O que não quer dizer que sejam acessórios exclusivos para quem pena vestindo terno e gravata: basta lembrar o jeito inglês de usar camiseta e jeans com blazer e este tipo de calçado, ainda por cima, sem meias! E fica bom! Os preços desta linha Hand Made da Mr. Cat ficam no máximo em R$ 380 nas lojas. Um belo investimento.

E não é só isso. A coleção inclui os famosos Comfort, aqueles sapatos que têm o solado dobrável, para um dia a dia urbano. Na ala dos tênis, alguns solados são decorados com imagens de praias ou de um Pão de Açúcar em relevo.

 

 

Mas as tendências apontam um gosto pelo rústico/montanhês. Na Mr. Cat, o modismo se traduz na série com visual meio montanha, meio worker (operário), com solados de tênis. As sandálias também seguem um estilo detonado, em cima dos chinelos de tiras cruzadas ou do tradicional franciscano.

Outro modismo do inverno é o cano mais alto, muito bonito nos abotinados da linha California, em napa selvagem

Assim segue mais uma coleção masculina assinada por Ari Svartsnaider, líder da Mr. Cat, rede de lojas que já completa uns 20 anos de atividade. Ari, figura divertida e muito articulado, sempre comenta que não faz calçados, “faço sapatos!” Depois de uma temporada tendo o surfe como referência, agora mantém a forma física e o equilíbrio graças à alimentação (sempre foi adepto de correntes naturais saudáveis) e ao contato com Stanley Shechter, 84 anos,  nadador e ex-professor de Harvard, seu atual guru. Ari se orgulha de exibir a coleção de moda, vista no belo show-room de Ipanema, projetado pelo também  arquiteto Ari Svartsnaider. 

Fotos Ines Rozario