Quando comecei a receber notícias de lançamentos masculinos fiquei na dúvida: seria a semana de Milão? Ou a de Paris? Londres, talvez? Dois minutos depois, acordei: não interessa mais onde se realizam os desfiles / lançamentos de coleções. A maioria é online, tanto faz ser em Paris ou Tanganika. 

Portanto, comento o que andei selecionando como expressivo dentro do estilo masculino. Olhem com cuidado, porque mesmo as peças que parecem mais sem pé nem cabeça têm um valor de…Futuro!

Berluti

Marca famosa pelos acessórios de couro, a Berluti deu uma virada ótima. Primeiro, dispensou a contratação de designer conhecido, a coleção foi feita pela equipe da casa. Segundo, há uma inspiração em um movimento moderno, o Lettering. Ou caligrafia. Entre destaques, as roupas de trabalho estilizadas (quer dizer, com a sofisticação bem distante dos uniformes de trabalhadores), as parkas de couro, as vestes com bolsos chapados. Nos acessórios, sandálias originais, de tiras largas.

Jaquetas e jeans de couro, novo comprimento de veste, calças em tecido soft

 

 

 

 

 

 

 

 

Roberto Cavalli

Mike Tyson ícone de Cavalli

Fausto Puglisi estreou como diretor de criação de Roberto Cavalli, sacando que há um encanto pelas referências dos anos 2000. Fala-se muito de Britney Spears (até pelas pendengas de tutela, etc), Mariah Carey, Destiny´s Child, Jennifer Lopez. Mantendo o jeito sexy e de impacto do florentino Cavalli, o siciliano Puglisi se fixou em estampas de zebra e leopardo, vistas no instagram de um conhecido. A campanha tem Mike Tyson como ícone!

Jeans e estampas de leopardo e zebra na coleção Cavalli by Puglisi

 

 

 

 

 

 

 

JW Anderson

As fotos de Juergen Teller traduzem com perfeição as intenções do Jonathan Anderson: um estilo de brincadeira de criança, de fantasias de super-herói, de cores vivas. Engraçadas? Ridículas? Os modelos estão sem jeito? Sinto informar que tudo isto deriva das postagens do Tik Tok. Onde, por sinal, JW fez sucesso com posts de tricô artesanal.

Milão, Paris, Nova York: não há mais locais físicos para lançar moda. Os desfiles talvez voltem a ter plateias, mas parece que será impossível ter reconhecimento se não estiver em alguma rede social. O Tik Tok é o de hoje, quem sabe qual será a plataforma de amanhã?

Parecem loucuras, mas podem apontar para um estilo novo, do Futuro

E mais: entre as muitas notícias de moda masculina, achei a campanha da Aramis, com o Jayme Matarazzo e Antonio, seu bebê de seis meses (olha a campanha aqui: https://www.youtube.com/watch?v=AZQzlyhpELs

Outra novidade é a Ermenegildo Zegna entrando na Bolsa de Valores de NY com a  Investindustrial Acquisition Corp. A família fica com 62% das ações, a sede continua em Milão.