Belo Horizonte _ depois do Veste Rio e da São Paulo Fashion Week, é a vez do Minas Trend, em Belo Horizonte. A partida, no domingo, nos surpreendeu pela ambientação de containers. Já era uma mudança pedida por Ronaldo Fraga, novo diretor criativo do evento. 

_ Pedi ao João Paulo Weisberg e Clarissa Neves, arquitetos responsáveis pelo projeto, algo colorido, com cara de Lego. Sempre me incomodou muito esta brancura, este piso do ExpoMinas _ contou Ronaldo, durante a coletiva, ao lado do novo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, proprietário da Color Têxtil.

Dupla promissora 

De acordo com a coletiva, esta dupla deve trabalhar com o objetivo de fazer do Minas Trend o maior salão de negócios da América Latina. 

_ Nesta edição conseguimos reduzir em 50% o déficit, cortando despesas, democratizando a participação dos expositores. Não aceitamos mais marcas que não pagam, abrimos o leque dos patrocinadores. Tudo isto, sem ferir a essência do evento. Pelo contrário, aumentamos o número de compradores, são cerca de 800 _ este é um resumo da fala sensata do Flávio. 

Ronaldo lembrou que há 12 anos, quando começou o Minas Trend, comentava-se que Minas não era lugar para vender roupa.

_ Agora vislumbramos a próxima edição de abril estabelecendo outras frentes. Teremos muitas inovações, que deixamos de lançar agora, para evitar mudanças muito radicais, que causariam medo _ adiantou Ronaldo, que apostou na moda autoral no desfile de abertura na noite de domingo.

Desfile tentador 

No lugar dos looks surrealistas, sem chapéus nem subterfúgios excessivos, desfilaram cinco modelos de cada autor, liderados pelo Lucas Nascimento. Se houve um defeito, foi a falta de identificação das marcas. Lembrei da abertura das olimpíadas, em que cada delegação entra com um cartãozinho com o nome do país. 

Tirando este detalhe, sabem aquele desfile que da vontade de ter tudo? Um longo preto, as botinhas, as saias em tecidos creponados, ou a marrom, amarrada, a estampa de Lua e estrelas. O destaque vai para as seleções de moda masculina, muito competentes. 

O problema? Estas marcas estão com peças numa popstore no Minas Trend. Melhor deixar a carteira e o cartão de crédito no hotel..