O Minas Trend pode ter deixado de ser o preview das estações, mas continua cheio de novidades. Primeiro, nesta edição que começou ontem em Belo horizonte, não se ouve falar em direção artística, posto que já foi ocupado por Ronaldo Fraga e depois por Mary Arantes. Nenhum dos dois participa com desfiles nesta semana.

O tradicional desfile de abertura foi substituído por uma espécie de instalação: roupas de participantes do evento estavam penduradas no texto do ExpoMinas, em 30 manequins, com styling de Mariana Sucupira.

Pelo jeito, foi reduzido o mercado das modelos em Minas, já que o lançamento da grife OJExxi, criada por Gustavo Lins, dispensou seres humanos para vestir os modelos com estampas abstratas e aplicações de pedras. O show foi uma performance de marionetes manipuladas por um grupo especializado. Uma referência teatral, coerente com as tradições mineiras.

Nesta galeria, alguns modelos da coleção assinada por Gustavo Lins, ternos com aplicações de pedras, sapato escarpin, estampas em seda com casacos de couro

Hoje, quarta-feira, desfilaram os couros perfeitos de Patricia Motta, a coleção da GIG e a moda festa da Vivaz.

Amanhã desfilam Lucas Magalhães, Jardin, Plural e Apartamento 03

Gustavo Lins, quem é?

Gustavo é um mineiro que estudava Arquitetura e decidiu fazer uma pós na Europa. Logo de cara, os orientadores indicaram a moda como um provável caminho para o estudante. Ele foi para Paris, trabalhou em alguns ateliês e se instalou em vôo solo na rue du Temple, no Marais.

Conheci Gustavo em uma das temporadas de desfiles, quando recebi convite para ir ao seu show-room. Pensei que era um português ou um daqueles suíços com nome enigmaticamente luso. Marquei hora pelo telefone, em francês. Cheguei lá, nos cumprimentamos em francês. E quando o designer começou a contar sua história, ora, ora, era brasileiro, mineirinho talentoso, que sonhava um dia voltar ao Brasil para fazer uma coleção para a…C&A!

Seu trabalho é sóbrio, antes do Minimalismo invadir as coleções já tinha o jeito limpo e arquitetônico, de uma alfaiataria perfeita.

Fotos Fotosite / Marcelo Soubhia