O primeiro desfile de grife do Minas Trend, que começa hoje, terça-feira e segue até sexta-feira no ExpoMinas, em Belo Horizonte, antecipou o que pode ser uma tendência nas coleções mineiras para o próximo verão. Tipo, menos é mais. Menos bordado, menos peso, mais fluidez, mais casual chic.

A Vivaz, conhecida pelo estilo festa, anuncia esta evolução. É mais importante a forma esguia do que as pedrarias aos lotes. Até a básica t-shirt serve de suporte para um look festa cool, com bordados na gola na barra e nas mangas. Mesmo na beleza, nota-se no desfile uma procura de looks mais naturais, cabelos soltos, meio desgarrados, despontados.

No colorido, uma suavizada em direção a amarelos, esverdeados, continuando nos nudes e apresentando uma série de verdes fortes. Nesta série, aliás, nota-se mais um toque casual, na maneira de cobrir o longo com uma jaquetinha tipo Perfecto em verde mais claro.

Nos acessórios, ênfase no uso das clutches de madeira.

Fotos Ze Takahashi / Fotosite

E mais:

Além dos desfiles, que ocupam as salas até amanhã, quarta-feira, o Minas Trend inclui o espaço de salão de vendas e ações paralelas. Um exemplo é a série de atividades proposta pelo Sesi e o Senai, visando estabelecer conexões entre a indústria e o universo da moda. Estas são algumas atrações dentro do Minas Trend:

Expo de fotografias: seleção de 12 imagens feitas por alunos do curso de fotografia profissional da Escola de Cultura SESI, em quatro ateliês de moda de Belo Horizonte: Rogério Lima, Luiza Barcelos, Heliana Lages e Vivaz.

Expo de figurinos: o designer mineiro Martielo Toledo criou e alunos do Senai Modatec e Senai Américo Renê Giannetti de Belo Horizonte confeccionaram a série de figurinos para a Cia de Dança SesiMinas. Com direito no Minas Trend a uma coreografia dos bailarinos devidamente vestidos com os figurinos

Acessórios: a estilista Virgínia Barros assinou um conjunto de acessórios em couro que podem ser personalizados por professores e alunos da Unidade do SESI Escola Móvel. A inspiração foi a fauna e flora da região da Serra do Cipó