livro mario queiroz

Outro livro para o acervo de quem curte moda: O Herói desmascarado – a imagem do homem na mídia”, assinado pelo estilista Mario Queiroz. Mario, um dos mais eficientes profissionais da moda masculina brasileira, fez este estudo dos editoriais da revista inglesa Arena Homme Plus, como trabalho de mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC – SP.

Segundo as fotos dos ensaios da revista, Mario estuda o heroísmo do homem contemporâneo, que enfrenta as cobranças do dia-a-dia. Desde o militar até o chefe de família, todos estão comentados e retratados na revista e no texto do livro.

Para quem não conhece, Mario Queiroz saiu de Niterói para lançar  coleções em São Paulo, com a marca exclusivamente masculina. O detalhe é que seus desfiles mostram roupas inovadoras, em tecidos diferentes, vestidos por um elenco de primeira, e tudo é viável como moda. E moda masculina, assunto sempre difícil, porque contentar os senhores também é tarefa heróica.

Mario Queiroz é professor na Universidade Anhembi Morumbi, assina coleções de jóias masculinas para a Rommanel, tricôs para a Zanatta e underwear com, a marca catarinense Just for Man. Quase um Karl Lagerfeld da moda brasileira.

Das coleções, destaco as linhas de paletós em tecidos tramados que lembram os tweeds, os casacos para os viajantes, as camisas-túnicas, as calças estreitas ou as mais conservadoras. Tudo com acessórios também interessantes.

O “Herói desmascarado” não é leitura fácil e fagueira. Colocaria na estante de pesquisas e consultas, o que dá ao trabalho um cunho de reflexão sobre um momento de moda e comportamento do homem, com a autoridade de quem cria roupas com base em muito estudo.

“O Herói Desmascarado – a imagem do Homem na Moda” tem 151 páginas e custa R$ 35. Uma edição da Estação das Letras e Cores (11) 4191-8183.