Enfim, revelado o vestido de noiva da Meghan Markle, agora, senhora do Príncipe Harry: um modelo sem maiores rebuscados, modelado com pences, assinado por Clare Waight Keller para a Alta Costura de Givenchy. A grife é francesa, mas a designer é inglesa, claro.

Meghan e Harry sorridentes e elegantes (foto Shutterstock)

O vestido
Um modelo atemporal, lembrando o estilo do próprio Hubert de Givenchy. São seis pences e costuras, decote canoa, reto, que realça o desenho dos ombros e a cintura. Nas costas, a cauda desce em pregas arredondadas com três camadas de organza de seda. Mangas 3/4 dão o toque inovador. Uf, chega de tomara-que-caia!

O véu

Clare atendeu ao desejo da Meghan de ter os 53 locais da Comunidade Britânica representados no seu look de noiva, criando um véu com flores de cada lugar. Um véu de cinco metros, de tule de seda com um debrum de flores bordadas com fios de seda e organza, em 3D. Um detalhe de bastidores: as bordadeiras passaram horas costurando e lavando as mãos a cada 30 minutos para evitar sujar os tecidos. Na frente do véu, espigas de trigo bordadas simbolizaram amor e caridade.

Os sapatos

Também são da coleção Alta Costura da Givenchy. Bico fino, em cetim de seda duchesse. As joias são Cartier.

As damas

As seis damas também foram vestidas por Clare, no mesmo estilo simples da noiva. Em seda marfim, com cintura alta e mangas curtas bufantes. Uma fita de cetim marcou a cintura, caindo em laço nas costas. Para ficar mais prático, o vestido de cada dama incluiu bolsos escondidos entre as pregas das saias.

Clare Waight Keller (foto Steven Meisel)

 

A estilista

Quem acompanha as coleções internacionais já conhece a Clare Keller. Nos estudos, graduou no Ravensbourne College of Art, fez a pós no Royal College of Art, ambos em Londres,. Começou a trabalhar em Nova York, na Calvin Klein, depois Ralph Lauren. Partiu para a Europa, onde passou pela Gucci, renovou a Pringle of Scotland e ficou famosa na Chloé. Desde 2017 substituiu Riccardo Tiscci na Givenchy, grife que já contou com John Galliano e Alexander McQueen como diretores de criação depois que a marca foi comprada pelo grupo LVMH.

Madonna e Kim Kardashian também já são adeptas da grife – o vestido de noiva da Kim era da Givenchy.