Sabem aquelas surpresas desagradáveis, tipo, descobrir que está devendo à Receita federal, sem ter sido avisada por quem fez o imposto de renda? Munida de paciência, lá fui eu para aquele prédio imenso no Centro da cidade (Rio de Janeiro), onde me encaminharam para uma sala em um andar, que não era o lugar certo para resolver. Voltei bufando para o térreo, me enfiei numa fila para obter informação. Na minha vez (já contei que tenho pânico de fila? Até de banco, elevador, todas? Trauma do tempo em que se fazia prova oral na escola), a atendente me indicou uma saleta ao lado, para pegar uma senha e esperar. Até aí, quase duas horas de tensão.

Mais meia hora de espera, ouvindo todo tipo de problema dos companheiros de fila, cpf cassado, contas bloqueadas, recusa de passaporte. Enfim, fui atendida depois de um rapaz que precisava sair logo, porque tinha que fazer hemodiálise. Fiquei sabendo pela atendente da mesa 1 que estava devendo uma nota (mais de R$ 2 mil, para mim é uma senhora nota) e que tinha que atualizar os pagamentos. Diante da minha cara de ignorância, ela foi emitindo os atrasados, comentando que meu nome era familiar, apesar de diferente. “Talvez porque sou jornalista de moda?”, perguntei. “Pode ser…ah, minha filha tem o maior jeito para moda, desenha muito bem. Mas decidiu fazer Letras e é professora.” Claro que a velha curiosidade baixou na hora, e pedi o e-mail da filha, para ver os desenhos.

Em resumo: a Thais, filha da Marta, que gentilmente abriu meus caminhos na Receita, é um talento incrível! Na mensagem, me contou que deu a maior bronca na mãe, porque é claro que ela me conhecia, queria ter feito um dos meus cursos, mas nunca abria vagas.  Este auto-retrato foi feito com esferográfica preta (também adoro), é muito bom, como ilustração! Mesmo tendo adorado o desenho dela, aconselhei a nunca deixar de lado as Letras e as salas de aula, porque o mercado profissional da moda e do desenho é imprevisível. Mas não resisto a divulgar um novo talento. Vejam que beleza.

 

E mais / reta final do Prêmio Rio Moda Hype. Já estão em julgamento os trabalhos enviados para a próxima edição do projeto criado por Robert Guimarães e Fernando Molinari. Espero que tenha muitas propostas de alunos das escolas de moda do Rio / soube que André Camacho, mestre da alfaiataria moderna, está na Reserva, justamente neste setor. Grande aquisição, Rony. Já vi looks nas vitrines, adorei / Nicole Abramoff lançou a Tee Match, suas lindas camisetas de algodão peruano em loja de um dia no Fashion Mall, Estão à venda no site oquevestir.com por R$ 169. Depois mostro as estampas de signos, lindas, assinadas por designers americanas