Troisgros: um sobrenome familiar, não? Lembra a gastronomia francesa, o chef que faz sucesso na televisão. Que anda de moto pela cidade. E faz parte de uma família há 70 anos arrasando nas cozinhas.
Mas não é do Claude que estou falando. É da Carolina, a Carola, a filha que escolheu o caminho mais doce e tem agradado com seus bolos, que ela define como “rústicos”. A história é clássica, começou assando as doçuras para as amigas, e o boca a boca transformou a menina em confeiteira, que frequenta as aulas do Cordon Bleu. “Já fiz até massa folheada!” celebrou.
Nestes tempos de lives e tiktoks, Carola deu um show ao vivo no Mundo do Enxoval, em Ipanema. Em meio aos lençóis de trocentos fios, às mantas de cashmere, às fofas toalhas infantis, vimos como se faz um bolo recheado, com direito a batedeira Kitchen Aid e o corte certeiro preenchido com os recheios. Carola trouxe também bolos prontos, porque seria meio complicado montar um forno em plena loja.
E ensinou, deu a maneira de fazer o bolo amanteigado. Vejam só, os truquinhos preciosos, que valeram a pena o trânsito louco, pela chuvarada que caía:
Não precisa peneirar nada, nem farinha nem açúcar. Passa manteiga no batedor da batedeira.
A crémage, mistura de açúcar e manteiga (200g de cada), deve ficar com textura de pomada
Por os quatro ovos, um por um. Devem estar em temperatura ambiente. Detalhe: quanto mais líquida estiver a clara, mais velho é o ovo.
Pode dar um aspecto de talhada, nesta etapa, mas quando coloca a farinha (200g), some. Mais 7g de fermento
Dá um susto na batedeira, brrrr, e finaliza na mão.
São duas formas de 15 x 10, de fundo removível. Vão para o forno, sem untar laterais, só se for a forma desenhada, aí tem que passar manteiga em tudo.
Recorta uma folha de Teflon para fazer o fundo da forma.
O recheio pode ser doce de leite, brigadeiro. Este, é feito com chocolate branco e creme de leite. O de leite condensado é com a lata , mais 40g de creme de leite. Carola gosta do creme de leite Itambé.
A esta altura, já retirou o bolo da forma, cortou em dois e voltou tudo para a forma em que assou.
Passa o recheio, amassa, destrói mesmo, o bolo com um garfo, mantendo a moldura. Coloca mais uma camada do recheio, cobre com papel filme, para prensar e leva morno por cinco horas na geladeira. Carola ainda põe um livro em cima, para prensar bem.
Para finalizar, nada como pulverizar com açúcar, completar com calda de açúcar com canela.
E aí? Vão encarar esta receita fofa? Ela rende umas 15 fatias.
Vem novidade por aí: novos produtos para uma loja de conveniência. E em breve, sai um sorvete de caramelo salgado. Nem precisa provar para saber que será bom.
Imperdíveis: os bolinhos de pote! Carola recebe encomendas com 48 horas de antecedência, pelo instagram @carolatroisgros
E mais: irresistível o que se vê nas prateleiras do Mundo do Enxoval. Tinha que mostrar estas toalhinhas com motivos que motivam qualquer criança a tomar banho
Toalhas de crianças do Mundo do Enxoval
Olá! Tudo bem? Obrigada por compartilhar!! Vou tentar fazer!!! 🙂
Só tenho algumas dúvidas. Poderia me ajudar, por favor?
1 – na foto aparecem dois bolos finos. Não são da altura da fôrma. Então essa quantidade de massa não enchem duas fôrmas completas, né? Ela faz metade de cada fôrma?
2 – Depois de assado, ela corta os dois bolos ao meio?
3 – No final seriam 4 camadas de massa e 3 camadas de recheio?
4 – E aí ela leve dos dois bolos dentro de apenas uma fôrma de assar? Ou seja, ela usou 2 fôrmas para assar, mas na geladeira o bolo fica apenas prensado em uma. Seria isso?
Muito obrigada!!
Oi, Livia! Vou tentar responder:
1. Ela fez um bolo só. Botou na fôrma
2. Cortou o bolo ao meio depois de assado. Só para demonstrar, cortou 2, que já trouxe prontos, assados
3. Ela fez uma camada de massa, botou o recheio, destruiu tudo com um garfo (protegendo as bordas do bolo. cobriu com a outra camada de massa e a última do recheio, como cobertura
4. Era para ser um bolo só, que vai morno prensado para a geladeira, coberto com papel filme bem apertadinho, por mais ou menos cinco horas
No final, ela salpicou açúcar por tudo. E disse que fica uma delícia com calda de açúcar com canela. Imagina como ficou bom?
Beijinhos, Livia
Vou tentar fazer !
B
Deu certo? Eu sou uma negação, meus bolos saem tortos, abatumados!