Basta um lançamento em uma das multimarcas mais importantes da cidade (como a Dona Coisa, a Via Flores, a NK) para confirmar a qualidade da moda brasileira. Esta conclusão chega ao ver de perto as peças da coleção de inverno (ao lado de algumas peças ainda do verão) da Isolda, grife das baianas Juliana Affonso Ferreira e Maya Pope. Juliana, que veio ao lançamento na Dona Coisa, mora em São Paulo; Maya vive em Madri, mas ambas cultivam o espírito baiano.
_ Nascemos e nos criamos na rua Jacarandá, no Horto Florestal, em Salvador. É como costumam dizer, a gente saiu da Bahia, mas a Bahia não sai da gente _ comentou Juliana, com saia estampada e top tramado, sandálias azuis.
A inspiração afro-Bahia trouxe vestidos de crepe de seda com alcinhas de tererê (aquele tramadinho nos cabelos), estampas de caju, cabeças de hipopótamo, tiradas de trabalho de arte de designers. Destaque para a série de vestidos curtos e longos, em tom marsala, com babados esparsos pelas mangas e decotes.
As estampas de guaraná, cacau, caju e botos se repetem na linha de tênis Twins for Peace, amarrados com fitas de cetim. Cada um a R$ 488, com parte da renda revertida para ações sociais. Os desenhos também aparecem nos lenços de seda.
No Rio, Isolda é vendida na Dona Coisa (Rua Lopes Quintas, 157 / Jardim Botânico), na Via Flores (Rua General Venâncio Flores, 305-H / Leblon). E não é só isso: as criações da Juliana e da Maya seguem também para os Estados Unidos, Alemanha, Tailândia, Emirados Árabes e Londres
E mais: quando digo que vemos as novidades de outros estados do Brasil nos lançamentos das multimarcas, é porque elas se empenham em descobrir marcas e criadores de todo o país / sem deixar de prestigiar as grifes locais, como fez recentemente a Via Flores com as propostas da The Paradise e da Sol Azulay para o Carnaval. Ou como faz a Dona Coisa, exibindo em uma parede as originais peças da designer Claudia Savelli / poderíamos ver estas coleções pela internet? Sim, claro. Mas há mais emoção quando se vê de perto, ao vivo. Ou live, como preferimos agora, rsrsrsrs
Fotos Ines Rozario