Quem curte desenhos animados tem um programão a partir deste fevereiro. Quem curte arte, tem uma obrigação cultural até abril. Quem quer se atualizar com técnicas de animação e criatividade não pode perder esta exposição. Enfim, a visita ao CCBB Rio de Janeiro de seis de fevereiro (quarta-feira) até 15 de abril é quase obrigatória, porque o estúdio DreamWorks traz 400 itens do acervo de storyboards (os roteiros das histórias), fotos, cartazes e principalmente os desenhos originais que deram origem às animações que fazem sucesso.

O leão Alex, em desenho de Craig Kellman

Estarão na mostra que se intitula  DreamWorks Animation: a Exposição – uma Jornada do Esboço à Tela muitos itens de Formiguinha Z, Shrek, Madagascar, Kung Fu Panda, Trolls e Como treinar seu Dragão.

O processo de criação também será visto em entrevistas. Quem percorrer os diversos espaços deve ficar com vontade de comprar uma caixa de massinha de modelar e entrar no primeiro curso de animação ao se deparar com as técnicas de stop-motion de Fuga das Galinhas. Ou pegar um estojo de lápis de cor para imitar o colorido dos Trolls. E ficar de queixo caído diante das cenas de artes marciais do Kung Fu Panda.

 

 

As belas paisagens do Kung Fu Panda lembram as gravuras japonesas. Obra de Tang Heng

Mas estas reações não ficarão no limite da vontade e do sonho, porque depois de conferir os efeitos visuais, sonoros e de iluminação, os visitantes poderão criar suas próprias animações em 2D.

A graça e o colorido dos Trolls (premiado com um Grammy), desenho de Timothy Lamb e Priscilla Wong

No Rio de Janeiro, a expo fica de 06 de fevereiro até 15 de abril. Depois será vez dos mineiros se encantarem com a exposição no CCBB de Belo Horizonte, de 15 de maio a 29 de julho.

Um detalhe importante: a entrada nos CCBBs é grátis!

.