Nesta edição do Fashion Business, o SENAC trouxe os alunos para “aprender fazendo”, como cita a reportagem de Celina Cortes (https://www.fashionbusiness.com.br/site_novo/?p=2929). Além das oficinas de fotografia, beleza, moulage e design, também esteve presente o curso de Jornalismo de Moda, ministrado por Iesa Rodrigues.

Quando se chega, tudo parece novidade. Parece, mas não é. Quem nunca sonhou em ter acesso a todos os desfiles? Mas com o crachá do free pass, também vem a responsabilidade de cumprir pautas e respeitar os prazos, é assim em qualquer emprego. A idealização de status logo cai, dado o grande volume de trabalho. Muitas vezes mal se faz um intervalo para comer e até a mesa com lanches que fica na própria sala, parece longe.

Claro que fatos engraçados acontecem, como sentar-se ao lado de Glória Kalil, cruzar por Lula Rodrigues e até mesmo ligar para o telefone pessoal da Iesa Rodrigues para pedir alguma informação.

Os veí­culos de moda mais importantes do paí­s estão bem ao seu lado, sites, jornais, empresas de consultoria de tendência, logo deve-se atender as expectativas e qualidade do ambiente.

Aqui se vê que todos são iguais, nem sempre perante a lei, mas com certeza na sala de imprensa. Imprevistos como a queda de sinal da internet, falha em determinado computador, falta de espaço, de cadeira para sentar e digitar seu texto, acontece com todos. Falando nisso, conseguir pegar um lugar na sala de imprensa após um desfile é artigo de luxo.

Vale ressaltar que cobrir um desfile não se reduz apenas a acompanhar e criticar o show. Jornalistas devem passar a informação, sem impor sua opinião pessoal. Temos que conferir o backstage, a platéia e por fim, o desfile. Quando se chega a sala procuramos alguém da assessoria da marca para pegar o release. Aquela sacolinha de “brindes” contém informaçíµes importantes que revelam as inspiraçíµes do designer, cartela de cores e tecidos, trilha sonora, maquiador, entre outros. Estes são dados fundamentais e nos ajudam muito na elaboração de uma boa crí­tica.

Importante é que ao final do dia de trabalho (que não tem hora pra acabar), se mantenha a alegria de estar cumprindo bem o seu ofí­cio. Falando nisso, é hora de salvar essa energia porque o Fashion Rio vem aí­, de 30/05 a 04/06 a maratona continua no Pier Mauá.

DSC00695

DSC00694

DSC00693