Nesta edição do Fashion Business, o SENAC trouxe os alunos para “aprender fazendo”, como cita a reportagem de Celina Cortes (https://www.fashionbusiness.com.br/site_novo/?p=2929). Além das oficinas de fotografia, beleza, moulage e design, também esteve presente o curso de Jornalismo de Moda, ministrado por Iesa Rodrigues.

Quando se chega, tudo parece novidade. Parece, mas não é. Quem nunca sonhou em ter acesso a todos os desfiles? Mas com o crachá do free pass, também vem a responsabilidade de cumprir pautas e respeitar os prazos, é assim em qualquer emprego. A idealização de status logo cai, dado o grande volume de trabalho. Muitas vezes mal se faz um intervalo para comer e até a mesa com lanches que fica na própria sala, parece longe.

Claro que fatos engraçados acontecem, como sentar-se ao lado de Glória Kalil, cruzar por Lula Rodrigues e até mesmo ligar para o telefone pessoal da Iesa Rodrigues para pedir alguma informação.

Os veículos de moda mais importantes do país estão bem ao seu lado, sites, jornais, empresas de consultoria de tendência, logo deve-se atender as expectativas e qualidade do ambiente.

Aqui se vê que todos são iguais, nem sempre perante a lei, mas com certeza na sala de imprensa. Imprevistos como a queda de sinal da internet, falha em determinado computador, falta de espaço, de cadeira para sentar e digitar seu texto, acontece com todos. Falando nisso, conseguir pegar um lugar na sala de imprensa após um desfile é artigo de luxo.

Vale ressaltar que cobrir um desfile não se reduz apenas a acompanhar e criticar o show. Jornalistas devem passar a informação, sem impor sua opinião pessoal. Temos que conferir o backstage, a platéia e por fim, o desfile. Quando se chega a sala procuramos alguém da assessoria da marca para pegar o release. Aquela sacolinha de “brindes” contém informações importantes que revelam as inspirações do designer, cartela de cores e tecidos, trilha sonora, maquiador, entre outros. Estes são dados fundamentais e nos ajudam muito na elaboração de uma boa crítica.

Importante é que ao final do dia de trabalho (que não tem hora pra acabar), se mantenha a alegria de estar cumprindo bem o seu ofício. Falando nisso, é hora de salvar essa energia porque o Fashion Rio vem aí, de 30/05 a 04/06 a maratona continua no Pier Mauá.

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