Na noite da última quarta feira quarta-feira, aconteceu no Fashion Rio um encontro com alguns dos grandes nomes da moda do Brasil. O evento aproveitou a sala VIP da FIRJAN para divulgar o livro sobre os dez anos do segmento de moda carioca, que será lançado ainda esse ano. Os convidados para o bate-papo foram: Paulo Borges, Jaqueline de Biase (Salinas), Fred Dorey (Totem), Alessa, Robert Guimarães (Babilônia Feira Hype), Cristiane Alves e Valéria Delgado (Senai Moda).
No debate, cada convidado teve um tempo para falar de sua experiência com o mercado de moda, como foram suas coleções, as transformações ocorridas por suas marcas nesses de dez anos e a relação com o Brasil.
Jaqueline, da Salinas, comentou que sua marca assumiu a brasilidade de vez. Eles perceberam que não existia preconceito por parte dos consumidores a respeito dessa mistura de cores e estampas fortes. Disse também que embora agregue referências de outas culturas, o enfoque sempre se dá misturando elementos tipicamente brasileiros.
Fred comentou sobre a influência que a praia tem sobre as pessoas, especialmente os cariocas. “É na praia que tudo acontece, do primeiro beijo a um término de namoro, do encontro com os amigos, a fazer novos amigos, um mergulho antes do trabalho ou uma reunião após…”, disse o dono da Totem. Ele também contou sobre o nicho de mercado que estimulou a criação de sua marca. “O brasileiro é quem melhor compreende e vive esse clima de balneário, tem um jeito próprio de se vestir e entender o lugar. Tanto que, quando vemos um gringo na praia ele é facilmente identificavel”, completou. Fred também chamou atenção ao fato de somente 4 marcas que estreiaram no line up do Rio de dez anos atrás, permanecem, como a sua marca, Lenny, Salinas e Blue Man.
A estilista Alessa se disse surpresa ao ter sido convidada para o encontro. Isso porque sua marca não possui nem dez anos de estrada, e sim oito. Ressaltou que sua marca vende bastante para exportação justamente por conter elementos bem brasileiros, como o humor, a descontração, a diversão e o deboche, brincou.
Robert contou que esteve no primeiro encontro dos eventos de moda. Criador da Babilônia Feira Hype, ressaltou que muitos estilistas e marcas começaram entre seus stands, como a própria Alessa e a Farm. Ele também é o responsável pela criação do prêmio Rio moda Hype, que revela novos talentos e é considerado o melhor evento de inclusão na moda. “Contar a história e ver que eu sou parte da história de muitas marcas é gratificante, não tem como não se emocionar”, disse com olhos cheios de lágrimas. E ainda falou sobre os esforços para trazer a Feira Hype de volta ainda este ano, projeto com apoio de Carlos Minc e da Lei de incentivo a cultura.
Por último, Paulo Borges veio para falar de futuro. Primeiro, comentou sobre ter trago a semana de moda carioca para o Píer Mauá, revitalizando o lugar que estava abandonado a anos. Depois ressaltou a alegria que tem em trabalhar com moda e com o desejo das pessoas. ” O mundo ‘pede’ o Brasil hoje. Então, o pulo do gato é o fato de acreditar que o país em foco está predestinado a fazer uma transformação coletiva. O Brasil foi feito de pessoas que acreditaram no meu sonho do futuro e se juntaram e agregaram a causa, mostramos que o pais é uma grande massa criativa”, disse. Ao final, Cristiane Alves e Valéria Delgado relembraram do lançamento do livro previsto para segundo semestre, em Setembro ou Outubro.
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