Em plena Semana de Alta Costura em Paris a Osklen recebeu o prêmio GCC Brandmark (Green Carpet Challenge Award) – uma certificação concedida a produtos validados segundos os critérios sociais, éticos e ambientais da Eco-Age. As bolsas em pele de pirarucu motivaram este destaque, que já premiou Stella McCartney, Gucci e Chopard.

Oskar Metsavaht recebeu a premiação ao lado de Livia Firth, diretora da Eco-Age (sim, ela é casada com Colin Firth)

Livia Firth, diretora criativa da Eco-Age, e Oskar Metsavaht, diretor criativo e fundador da Osklen, comemoraram a concessão pela Eco-Age da GCC. 

A Osklen foi pioneira no aproveitamento da pele do pirarucu, antes descartada na Amazônia. O Instituto-E, parceiro da Osklen, também criado por Oskar, desenvolve o material por um processo de curtição de baixo impacto. A produção ajuda 378 comunidades ribeirinhas a gerar renda e preservar a biodiversidade.

Além de ser alternativa para o couro bovino, a pele do peixe oriundo de manejo sustentável, com monitoramento do IBAMA, se transforma em acessórios cobiçados, um luxo em forma de bolsas e sapatos  

 

E mais / bem depois da Osklen lançar coleções com o perfil da sustentabilidade, em 2013, Maxine Bédat lançou a Zady, um e-commerce dedicado a moda sustentável, incluindo a marca da própria Maxine. É uma linha de básicos orgânicos, camisetas e vestidos de seda, todos com etiquetas contando a história de cada peça. Desde a colheita do algodão até o processo de tingimento. Vejam em zady.com