Alexandre Birman é o atual representante brasileiro no circuito alto da semana da moda de Paris. Temos marcas participando dos salões comerciais, mas o líder da marca de luxo pertencente ao grupo Arezzo é o que recebe a imprensa internacional em um dos elegantes salões do hotel Bristol.

Um dos prováveis hits do verão 2016, com a assinatura Alexandre Birman

Para o verão 2016 os sapatos da coleção atendem a mulheres que viajam muito, gostam de bons materiais e precisam de acessórios confortáveis e versáteis, que possam ser usados de manhã à noite. Ou quase, já que parte das propostas se dirige a momentos mais noturnos e festivos, como as sandálias de pedrarias Swarovski. Os materiais são os crocodilos, em peles de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, pythons da Ásia, coloridas artesanalmente no Brasil, e couros italianos.

No colorido, há o fator Paris: se no lançamento em Nova York e nas vitrines brasileiras os modelos são em cores vivas, para a plateia parisiense há uma cartela mais neutra, coerente com a vontade de ser mais versátil. Preto, areia, um turquesinha e olhe lá. Há saltos de 7,5 a 11, blocados ou finos e um leve solado de EVA. O design inclui desde gladiadoras de “cano” longo, entremeadas de flores de ráfia até a linha de amarrados no tornozelo. Passando pelos modelos mais fechados, quase ankle boots, porque enquanto esta coleção começa a ir para as vitrines brasileiras em novembro, as adeptas de Alexandre Birman no hemisfèrio norte recebem as novidades a partir de fevereiro, quando ainda é frio.

Porque não basta se instalar em um hotel de luxo, receber pessoalmente os convidados e mostrar a coleção: tem que atender o desejo de quem curte a marca.

Fotos Ines Rozario