O Conselho Municipal da Moda se reuniu para pensar alguns rumos para a moda carioca. A grande mesa no Palácio da Cidade ficou cercada por gente da imprensa (Melina Dalboni, Heloisa Marra e eu), de órgãos próximos ao setor, como Firjan (foi a Ana Carolina) e Fecomércio (Nazra Simão), da Rio Negócios, do grupo de trabalho das comemoraçíµes do 450 anos do Rio, Marcello Bastos, da Farm, ísio Feldmann, da Afghan, Eloysa Simão, entre outros e à frente da reunião, Carlos Tufvesson.

Do encontro, que durou umas duas horas, resultaram algumas propostas interessantes:

Os 450 anos da cidade podem provocar a criação de um concurso que premiaria as melhores criaçíµes utilizando o sí­mbolo dos 450 anos.

Também ligada às comemoraçíµes, a sugestão de colocar displays com o logo do evento nas lojas. Ou tags nas peças vendidas naquele perí­odo de festejos

Aliar a moda aos movimentos de música nascidos na cidade. Um exemplo, o hino Cidade Maravilhosa seria a base de novas versíµes, com remixagens, batucadas, coreografias.

Voltar aos desfiles nas ruas, para aproximar a moda do povo, o público final do varejo. Lembrado o espetacular desfile da Blue Man nos Arcos da Lapa.

Focar no Centro-oeste, região de alto poder aquisitivo, muito interesse em moda. Misturar a cultura sertaneja com o funk do Rio

Foi avisado que o Pronatec vai capacitar e formar costureiras e modelistas no Maracanã e Zona Norte. Para quem não valoriza estas profissíµes, essenciais para a moda, um aviso: uma modelista está ganhando um salário nada desprezí­vel de R$ 12 mil!

Lançado o embrião de um novo e promissor projeto, a Rio Design Week

O mais objetivo, para já: unificar os lançamentos de inverno. O salão de negócios organizado pela Dupla Assessoria será de 28 a 30 de outubro de 2014. Mesmo quem não participasse do salão deveria lançar a coleção neste perí­odo. Assim, os compradores teriam muitas opçíµes para ver, escolher e comprar. Ou alguém ainda acha que o Rio não precisa fazer moda de meio do ano e pode se dar ao luxo de perder vendas para o varejo de Dia das Mães, Dia dos Namorados e o São João no Nordeste?

No geral, concluiu-se que os compradores gostam de vir ao Rio como convidados dos eventos. E esperam encontrar coleçíµes de boa qualidade, em sintonia com as tendências e prazos de entrega cumpridos. Tudo isso e mais o detalhe indispensável: a carioquice!