A Natura deu uma aula de evento nesta semana. Depois de São Paulo, foi a vez do Rio receber o jantar dos Cinco Sentidos, uma noite festiva, perfumada e deliciosa, no lugar onde funciona o restaurante Laguiole, no MAM.

Os fofinhos: Ousada, com cheirinho de frutas e o SuperStilo, mais fresco

Na chegada, os perfumes da marca podiam ser testados pelos convidados, antes de se instalarem no salão de jantar. Os papeizinhos iam conquistando pela simpatia das meninas que explicavam detalhes. As águas de banho foram repensadas, reinterpretadas, até no tamanho das embalagens. Os frascos ficaram menores, os ativos mais evidentes. Além dos testes, farejando os papéis (confesso que no terceiro, já nem diferenciava mais nada. Ainda bem que não deu o tradicional acesso de espirros que me ataca quando entro em lojas como a Sephora), contei com a Letícia, da Natura, como guia pelas mesas de lançamentos.

O salão de jantar, preparado para a noite dos Cinco Sentidos da Natura, no MAM-Rio

O que fez a diferença, por ser ela uma apaixonada pelas ações sustentáveis da linha Ekos, como o trabalho desenvolvido em comunidades que cultivam e extraem ativos como o breu branco, espécie de resina que aparece na casca das árvores. “O Capitiú é uma planta da Amazônia, da Chapada dos Guimarães, da fronteira da grande floresta – acho linda esta expressão!”, comentou a Letícia. Pronto, também me encantou, esta fronteira de grande floresta. De lá, saem além do breu, a priprioca e a capitiú, ativos exclusivos da Natura, que excitam os perfumistas internacionais de grandes firmas, como a Givaudan, empresa suíça que cria perfumes para Armani, Givenchy e Dior. Estes ativos brasileiros, novidades da temporada, atendem pelos nomes de Encantos de Capitiú, Segredos do Breu e Rara Priprioca, todos da linha Ekos, da Natura. “São perfumes com histórias”, definiu a Letícia. Se ela trabalhasse em redação, seria encarregada de dar títulos nas reportagens.

As embalagens da linha Ekos contam as histórias dos perfumes por dentro das caixas

Destes testes, o que mais gostei foi um clássico, masculino e que é um dos maiores sucessos da marca: Essencial, uma linha de fragrância seca, poderosa e fresca ao mesmo tempo. Visualmente, adorei as garrafinhas (inspiradas nas garrafadas do Nordeste) da linha Humor, com cheirinho de caramelo, cereja ou flores.

A Bel Coelho foi a Chef da noite. Incrível, como uma pessoa que cozinha consegue se manter tão magrinha

Quando passamos às mesas, Eduardo Albuquerque, gerente de perfumaria da Natura, abriu as falas declarando que o Rio é um foco estratégico para a marca. E que o Brasil superou a França e os Estados Unidos como mercado consumidor de perfumes. Depois de elogiar a perfumista in house da Natura, Veronica Kato, chamou a chef Bel Coelho para apresentar os pratos da noite. E que pratos! Todos os ativos dos perfumes se integraram no menu, uma perfeição de comer, descobrir e saborear. Dou algumas ideias: pela linha Amó, falando do sentido do Tato, foi uma salada de folhas, hortelã, patchuli, gelatina de lavanda, queijo de cabra e vinagrete de champanhe. Depois, foi a vez do Kaiak, inspirado no esporte, com dança no escuro, em figurinos com led, e um incrível peixe em crosta de noz moscada, espaguete de pupunha (maravilhoso) e capim santo e molho de algas. O sentido da audição veio com a linha Ekos e o prato de costela de porco em baixa temperatura, com chutney de pitanga, farofa de castanha do pará com maracujá e ar de mate (adooooro, ar de mate!), cada convidado recebeu um tablet com histórias da Eko (não delirem, os tablets foram devolvidos). Por fim, a parte doce, do Paladar, o sorbet de pera com creme de cerejas, frutas vermelhas, caramelo de cravo e cápsula de azeite de gengibre e a infusão final.

A dança luminosa no escuro, para apresentar o sentido da Visão

Cá estou, de tablet em punho, fone de ouvido e o Lula Rodrigues do meu lado, curtindo o sentido da audição

Salada de ervas, queijo de cabra, maçã verde crocante, gelatina de lavanda

Costela com purê de madioquinha (batata baroa) e ar de mate

Corri para dar os parabéns à chef, para saber onde comer as delícias que ela deve criar todos os dias. Oooooh, que pena, ela fechou o restaurante de São Paulo e atualmente só trabalha em eventos. Gente, fala sério, nunca pensei que fosse gostar de espaguete de pupunha, de ar de mate e gelatina de lavanda. Bel Coelho é muito competente.

O fato é que esta noite dos Cinco Sentidos deu um upgrade para a imagem da Natura. Através da gastronomia criativa, os perfumes ganharam uma categoria que tirou os produtos do nível popular no sentido pejorativo para um nível cool, de poder aspirar a serem símbolos de consumo que dão orgulho de usar. Deu tudo certíssimo, foi elegante, informal, caloroso e estou louca para me sentir na fronteira da grande floresta.

Além das consultoras revendedoras, é possível comprar Natura pela internet, através do Submarino. No Facebook encontram-se contatos de revendedoras mais próximas de onde estamos. E quem estiver viajando e quiser renovar seu estoque de Kaiak ou de Segredo do Breu, pode comprar na loja da Natura…em Paris!

Aquele detalhe final: as águas de banho custam R$ 49,90.