Lívia Canuto deu um toque contemporâneo a duas referências clássicas. Primeiro, a Belle Époque, que conviveu com movimentos de Arte, como o Art Nouveau e o princípio do Impressionismo. Segundo, as pérolas, muitas vezes alvo de preconceitos, com comentários do tipo “envelhecem quem usa”; “é coisa de avó” e pior, “representam lágrimas”.

Tirando a ambientação das vitrines, com cortininhas, molduras trabalhadas e plumas brancas, quase some a dupla de referências. Porque a Belle Époque fica ao longe, talvez nas linhas curvas das joias. Elas têm o desenho limpo, herança de quem fez Belas Artes e Desenho Industrial, e descobriu que a joalheria seria uma boa opção para quem desejava ser escultora.

Colar de pérolas e tubo curvo de prata, brincos de fios e pérolas cultivadas

_ As joias são mesmo pequenas esculturas, trabalho direto no metal, muito eventualmente no latão antes do metal definitivo _ contou Lívia, na noite do lançamento, na loja do shopping da Gávea.

Quanto às pérolas, impossível associar as peças de visual moderno – colares, brincos e aneis – a joias antigas. As minipérolas cultivadas se penduram nas pontas de brincos de fios que atravessam o lóbulo da orelha, sem tarracha tradicional. Perolinhas são intercaladas com tubos curvos de prata em colar. Ou mais incrível, se unem a fios de cetim rosé ou preto. As quinze peças novas são em prata ou ouro amarelo.

Colar de minipérolas e tubo de prata e os fios de cetim também em forma de gargantilha

Há seis anos Lívia dá aulas de ourivesaria no Leblon, depois de seis anos de ministrar cursos na PUC, quando formou profissionais para o design de joias. Afinal, além da criação, ela sabe muito, faz as peças, “sou ourives”, completa, sabendo que vai surpreender quem ouve, porque não é comum ser designer e botar a mão na massa (isto é, no metal).

Ao lado das colagens da Mariana Valente, estão braceletes e os brincos de pérolas com fios longos

No lançamento, além das vitrines criadas por Ana Paula Jacob, as paredes e mostruários receberam as belas colagens da Mariana Valente. As joias em prata da Livia Canuto têm preços a partir de R$ 400

Lívia (à direita) vestia modelo da Eva (o lado feminino da Reserva) e Mariana, um vestido estampado da Alessa.  

Fotos Ines Rozario