O salão no Expo Center Norte tem o mesmo formato do francês, no Parc des Expositions

O evento está na oitava edição, mas foi a primeira vez que vi de perto a versão paulistana do original parisiense. À minha volta, comentários de que estava reduzida, com menos expositores do que as edições anteriores. Como não vi estas, achei a atual bem resolvida, seguindo de perto a fórmula francesa. É um salão sério, onde ninguém tem medo de falar a linguagem técnica da indústria têxtil. Digo isso, porque em geral há a noção de que jornalistas não sabem diferenciar trama e urdume, e acham que PT é um partido político.

Portanto é um evento hard core, dos mais palpitantes que a moda pode propor. Só tem concorrente na Alta Costura, que é o campo fértil de criação.

Vejam alguns destaques do primeiro dia (são apenas dois dias):

Pascaline Wilhelm abriu a tenda das previsões e falou sobre as tendências do inverno 14/15. Depois do filme Trend Vision, mostrado pela primeira vez no circuito da Première Vision – em setembro, será visto em Paris -, Pascaline anunciou que o inverno será um mundo de artistas e pesquisadores, uma relação entre o real e o imaginário. Que a manipulação das matérias será essencial, que teremos cores energéticas, sombras concretas e inspirações em games. Nas imagens, a influência da arquitetura e de idéias urbanas na Alemanha, Bélgica e no design de Milão. Há um catálogo com cartelas à venda por R$ 390.

Jaquetas e camisas com os tratamentos e lavagens mudam de cor, a partir do índigo 

A Cedro atua no jeanswear, mas vai além da simples venda do tecido: no espaço na PV, araras lotadas de calças, shorts e camisas demonstram o que é possível fazer com os denims da marca mineira, graças às técnicas de acabamento e lavagens. Há resinas iguais a couro, estampas com relevo, os rasgos continuam fortes. Importante: o power até 45%. O que é isto? É a quantidade de elastano na trama do tecido. Quase a metade é elástica, o que confere à peça um efeito quase colante.

As estampas da Santanense, inseridas no conceito de moda decorativa para o inverno 2014

Também no denim, a Santanense atende a uma das previsões da Pascaline, que é a decoração. Isto é, a roupa com estampa, cores, brilhos. A indústria também mineira vende o tecido já pronto, com estampas em técnicas tão variadas como sublimação, corrosão, perolada, puff, por reserva. O stretch também predomina, e ao lado das linhas coloridas e decoradas há também 34 variações do jeans, do black ao clássico escuro, que fica clarinho depois das lavagens.

O brilho dos cristais da Preciosa atinge os sapatos de Jorge Bischoff

O brilho se estende aos aviamentos. Principalmente aos cristais. Na grife tcheca Preciosa roupas do Lino Vilaventura e sapatos de Jorge Bischoff comprovam a beleza dos produtos da tradicional região da Bohemia. No espaço da Swarovski, um encontro: Reinaldo Lourenço chegava, para conferir a coleção! Ele já traz a coleção na cabeça e olha todas as opções de pedrarias, cristais e elementos da marca austríaca. “Também costumo comprar na Première Vision em Paris. Mas sempre escolho uns tecidos de 90 euros o metro! Tem que usar em pedaços, para o modelo não ficar caro demais…”, comentou, bem-humorado, enquanto se concentrava em tiras fininhas de cristal, que podem se transformar em alcinhas lindas. “E este Crystal Rocks ficaria perfeito em um sapato no desfile!”, destacou, vendo a novidade da Swarovski.

Reinaldo Lourenço deu uma olhada nos lançamentos de cristais da Swarovski

Intervalo / Mote do evento: não há mais estações, há lançamentos. Não há planejamento, é tudo de hoje para amanhã / o debate de fitness revelou a Bia Brasil, marca do sul que praticamente só exporta, e para nada mais, nada menos do que 50 países! / Natalie Oliffson, dos cadernos Carlin, lembrou que quanto maior a crise, mas as pessoas buscam alternativas para viverem melhor. “E elas montam um guarda-roupa para a fitness!” / Raquel Alvarez, ex-modelo, metade suíça, metade espanhola, casada com um brasileiro, fez os trajes das recepcionistas e equipes de apoio do evento. A linda Raquel está prestes a lançar sua marca própria / segundo Guglielmo Olearo, diretor das feiras internacionais da Premiere Vision, declara que “precisamos de inspiraçào para sair deste momento de crise” / na apresentação dos líderes da ABIT, da APEX, um alerta “depois de três anos de contração de produção, de um crescimento econômico focado no consumo, agora é preciso apoiar a produção. Estamos em momento de sensibilidade, mas lembramos que a indústria têxtil tem capilaridade no Brasil inteiro e paga R$ 12 bi e 700 milhões de salários”. Eu apoio / vitrines de Roma, Milão e Londres estão no www.mapadamoda.com.br, nas fotos de Diaulas NA / Constança Basto lança o preview de verão na sexta-feira, no Rio Design Leblon / na segunda-feira, acontece o lançamento Press Day da assessoria Plano Um / excelente o Novotel Expo Center / amanhã tem mais PVSP