As estratégias de lojas consideradas populares dão muito certo no Brasil. Enquanto redes como a C&A e Marks&Spencer batem cabeça na Europa para atrair consumidoras cada vez mais ariscas, por aqui o sucesso segue o caminho da H&M, rede sueca que além do preço baixo seduz pela parceria com estrelas como Karl Lagerfeld e a dupla Viktor & Rolf. Ou simplesmente atraem olhares exigentes com coleções dentro das tendências, ao mesmo tempo que as marcas de luxo exibem nos desfiles de semanas de moda.

Há histórias de megasucesso, como as ideias da Cris Barros para as lojas Riachuelo ou a excelente capsule collection da Preta Gil para a C&A. Como se nota, importante é o nome com uma afinidade de estilo, já que Preta não faz parte do grupo de profissionais da moda brasileira. Mas é gordinha, bonita e bem vestida. Resultado: uma coleção perfeita, para tamanhos maiores.

Calça preta, blusa branca com entalhe de renda, look-tendência da Marisa

Na tendência – outra atração convincente, que prova a antena ligada nas novidades por parte das consumidoras, é seguir as tendências. Como fazem quase todas as marcas, incluindo as de mais luxo (isto é, mais caras), as grandes lojas mandam suas equipes colarem nos estudos de tendências, conferirem as vitrines e pesquisarem as previsões, para atualizarem os lançamentos. Resultado: vitrines iguais às das butiques e grifes autorais.

Bruna Tenório no estúdio, para a campanha da coleção Isabella Giobbi para C&A

 Embalagem final – nada disto daria resultado, se não fosse o acabamento de marketing. O que significa o mesmo nível das campanhas (raras, atualmente) das marcas famosas. Modelos top, internacionais, como Bruna Tenório, que acaba de fotografar o catálogo da coleção assinada por Isabella Giobbi para a C&A, com stuling de Renata Corrêa e fotos de Paulo Vainer. A alagoana Bruna faz parte do elenco que desfila pelas semanas de moda de Nova York, Paris e MIlão. Isabella criou cerca de 70 peças, entre roupas, calçados e acessórios, que devem chegar a 54 lojas selecionadas agora em abril.

Isabella Giobbi dá seu toque no look da C&A. E a altura da Bruna? Produtora tem que subir em banquinho para fazer ajustes…

A Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil, abre o Outono-Inverno com muito preto e branco, referências militares e vintage, em fotos conceituais lindas e lookbook elegante. Exatamente o que uma marca autoral faria, um marketing bem distante do clássico popular/gente comum que as lojas deste tipo costumavam fazer. O tema da linha City, por exemplo, é Outono em Xangai, onde predominam a alfaiataria sequinha, que alonga a figura e a combinação de preto e branco.

Inspiração jovem/vintage na linha de outono da Marisa

Na Renner, a atração começa pelas vitrines. São temáticas, exploram datas e eventos de consumo (Dia das Mães, Namorados, etc) com o apelo das tendências, iluminação perfeita e um olhar certo para as tendências. Tudo, com etiquetas de preço bem visíveis, em lugar daquela folha mal escrita, onde todas as peças se confundem e é preciso uma luneta para decifrar os números.

Por enquanto, a exceção nesta estratégia é a Leader, rede fluminense, que conta com muito sucesso nas seções de Cama e Mesa e apetrechos de cozinha. Mas para quem entra na loja buscando moda, há boas novidades nas linhas jeans, nos tamanhos grandes da linha T-Plus. Esta merece até um blog estilo Look do Dia, muito eficiente

(vejam em https://leadermodaparavoce.com.br/tag/t-plus/).

 Intervalo / abril promete muitas milhas no cartões aéreos: tem o MInas Trend (Belo Horizonte), de 09 a 12; o Dragão Fashion (Fortaleza) de 13 a 18, o Fashion Rio (Rio de Janeiro), de 15 a 19 e possivelmente, o Fashion Business, de 16 a 19 (também no Rio, com datas dependendo do mercado de compradores e expositores) / colares e brincos grandões continuam empolgando nas vitrines. Talvez para compensar a hesitação das consumidoras diante da moda de inverno (que, por enquanto, pede muita capa e guarda-chuva)

Fotos divulgação