Mesmo com a falta de vendas em geral no circuito de moda, o business continua, e a novidade da semana é a aliança entre a Reserva e o grupo Arezzo., que resulta no maior grupo de moda do Brasil, quiçá do mundo. Afinal, o LVMH inclui bebidas e perfumes; o Kering tem magazins e catálogo. No Brasil, o AMC não tem metade das marcas desta nova união. A nova Arezzo&Co tem 13 marcas. A intenção é se transformar em uma house of brands (casa de marcas).

Posso dizer que conheço boa parte da história das duas empresas. Conheci Anderson e Jefferson Birman bem no princípio da Arezzo, quando era uma marca mineira de acessórios cobiçáveis, sem maiores pretensões. As famílias cresceram e algumas décadas depois apareceu o Alexandre Birman, com ideias ousadas, investindo no premium, no puro luxo. Investiu em vendas internacionais, abriu loja em Nova York, calçou celebridades no tapete vermelho, lançou coleção no gazebo do jardim do hotel Ritz, em Paris.

A Reserva também começou pequena, quase que de porta em porta. A base, em São Cristóvão, as cabeças dos três sócios _ Rony Meisler, Jayme Nigri e José Alberto da Silva – focadas nas mídias avançadas, no online, nas mensagens otimistas espalhadas pelas lojas. E que lojas! Para mim, a mais incrível é a do Shopping Leblon, com manequins giratórios na vitrine. Patrocinaram concurso de jovem talento, elegendo o competente David Lee, assinaram o uniforme do time São Cristóvão (uma das camisas mais cobiçadas da cidade, porque é da Reserva), lançaram o conceito de camisa social on demand, com preços democráticos e tamanhos tirados da pesquisa de uma start up, inventaram camisetas com estampas criadas pelos consumidores. Os adeptos elogiam tudo, principalmente as bermudas perfeitas! Não fugiram do marketing tradicional, produzindo pelo menos um desfile inesquecível, com pessoas comuns se reunindo na sala da semana de São Paulo.

Marcas da Arezzo, fundada em 1972: Alexandre Birman, Fiever, Schutz, Anacapri, Alme, Vans e a própria Arezzo, que só ela tem mais de 300 lojas no país

Marcas da Reserva, fundada em 2006: Reserva Mini, Oficina Reserva, Reserva Go, EVA, INK e a própria Reserva, com 78 lojas e 32 franquias

A Arezzo&Co terá um braço de lifestyle, a AR&Co, com Rony Meisler como CEO, mais os principais acionistas e executivos atuais da marca, Fernando Sigal, Jayme Nigri e José Alberto da Silva. A sede continuará no Rio de Janeiro. A AR & Co além de combinar as iniciais de Arezzo e Reserva, combina também as iniciais dos nomes de Alexandre Birman, líder da Arezzo e Rony Meisler, da Reserva.

A efetivação da operação ainda está sujeita a determinadas condições, incluindo a avaliação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).