Sylvain Justum, Daniela Falcão, Rony Meisler e Ricardo Cruz, o quarteto que lançou o projeto

Sylvain Justum, Daniela Falcão, Rony Meisler e Ricardo Cruz, o quarteto que lançou o projeto (fotos Ines Rozario)

Pronto: lançado mais um ótimo projeto na moda nacional. A grife Reserva e a revista GQ convocam gente nova da moda masculina para um prêmio sólido.

Seguinte: a partir do dia 10 de abril até 19 de maio rolam as inscrições no site da revista (gq.globo.com). Valem inscritos de todo o país, desde que tenham marcas, empresas ou trabalhos com menos de cinco anos de atividade.

O projeto foi lançado no almoço no hotel YOO2, em Botafogo, com direito a coletiva individual de cada participante.

Isto é, cada representante falou. Daniela Falcão deu a partida, dando uma geral.

_ Serão dois novos estilistas a cada edição anual, Era uma ideia deste que é mais um prêmio, é um fomento, um trampolim para quem cria moda masculina conseguir vencer no mercado. Já tínhamos a ideia, e foi muito bom ter a adesão generosa do Rony Meisler, da Reserva, para concretizar. Outras informações estão em edital no gq.globo.com.

Rony Meisler lembrou da origem do projeto:

_ Em Nova York, passei pela Gap e vi que as vitrines mostravam lançamentos de 04 novos talentos descobertos por um concurso. Soube depois que a ação existe há muitos anos e muitos criadores que admiro saíram dali. Não sou um cara de moda, sou formado em gestão de negócios. Foi exatamente o que faltou no mercado de moda brasileiro, gestão administração. No lado moda, devo muito ao Claudio Gomes. Há quem me pergunte se vou criar concorrentes. Claro que vou! Quanto mais gente atuando, mais cresce o mercado. Precisamos de opções, até para a Reserva também crescer.

Para Ricardo Cruz, diretor da GQ Brasil, em 2011 a GQ veio para mostrar moda masculina de luxo, junto com lifestyle. “Já não é mais verdade que o homem não consome moda.”

Sylvain Justum, editor de moda da revista, elogiou o tino comercial da Reserva. “É roupa que dá vontade de usar”.

Entre os primeiros inscritos no site da GQ, serão selecionados 10. Estes devem já mostrar serviço, sem preocupação com estações. Destes 10, no dia 25 de junho, dois serão os eleitos, que terão direito a criar suas coleções na Malha, o poderoso centro de criação, um galpão de 3.500m2 em São Cristóvão, onde já habitam 45 marcas, uma escola de moda, fábrica compartilhada, estúdio fotográfico e uma pop up store.

leticia-malha-2

Segundo Letícia Magalhães (fotinha à direita), que foi representando André Carvalhal (líder da Malha), “os selecionados terão bolsas de estudo para nossos cursos, acesso ao estudio e espaço na cofábrica”. Lilly Clark reforça a competência (desde os tempos do Fashion Rio), cuidando dos novos.

As seleções serão feitas pelo júri formado por Ricardo Cruz (diretor da GQ), Sylvain Justum (editor de moda da GQ), o alfaiate Alexandre Won, Igor de Barros (diretor criativo da Reserva), Giovanni Frasson (diretor de moda), Augusto Mariotti (diretor de conteúdo da Luminosidade)

O Prêmio Novos Talentos GQ Reserva promete lançar novos nomes para vestir os homens. Será interessante acompanhar as gravações, como se fosse um Reality Show, da etapa desde a seleção dos 10 até a final dos dois eleitos. Haverá um hotsite no site da GQ, e os episódios ficam no ar até março de 2018. Em abril, a consagração dos vencedores, com peças participando do desfile da Reserva, em São Paulo e possibilidade de entrar para as cobiçadas vitrines da Reserva.

No final, Daniela definiu bem: o Rio é a força propulsora dos novos talentos.

Resuminho:

Inscrição grátis no site gq.globo.com, de 10 de abril a 19 de maio de 2017

Seleção de 10 concorrentes anunciados no site

Anúncio dos dois ganhadores, no dia 25 de junho

Lançamento das coleções em abril de 2018

Desfile na SPFW, dentro do show da Reserva.

E mais: olha que graça, o picapau de resina que decorou as mesas no restaurante do Hotel Yoo2. Combinou com a sandália poder da Renata Reis, da Multifato, assessora da Reserva e do hotel.

picapau-copy

renata-shoes-2