Em geral, quando a marca anuncia que em vez de desfile vai fazer uma apresentação, sem modelos vivas, os convidados desanimam, acham que será sem graça, pobre de imagens. Oskar Metsavaht provou que pode ser o contrário, tão empolgante quanto um desfile clássico. Além da surpresa da coleção bem colorida, inspirada em destinos de viagem do Oskar, que viraram uma ilha fictícia, a Monbupurih, vimos uma montagem impecável tanto como tecnologia como em moda.
Juliana Suassuna explicou alguns detalhes, como os modelos de lenços de seda, que tèm modelagens para serem vestidos.
_ E o que precisamos, numa viagem destas? De très coisas apenas: uma camisa de linho puro (apontou para onde estavam as camisas e bermudas irresistíveis); uma canga de seda pura, mais os acessórios, um chinelinho e uma bolsa…
Nada é assim tão simples e básico. As cangas que parecem lenços se revelam vestidos longos, macacões e saias, demonstrados em tablets acima dos cabides onde estavam pendurados os lenços de estanpas exclusivas. Fotos feitas com iPhone6 de modelos profisssionais mostravam as roupas vestidas. Para os mergulhos nas águas límpidas da ilha imaginária, o long john (roupa de surfar) é de neoprene branco coberto de Swarovski Elements presos à mão.
Oskar chegou um pouco mais tarde, e explicou:
_ Viu só, continuamos com o escapismo, a essència da Osklen está toda aí, só ampliamos o alcance _ contou nos poucos segundos em que foi liberado dos cumprimentos e entrevistas.
Esta apresentação deve ser levada para um dos eventos do Rio, ou o Veste Rio ou o RioModaRio. Um show de estilo e tecnologia a serviço da moda.
Ficha: direção criativa: Oskar Metsavaht; direção de moda: Juliana Suassuna; styling: Pedro Salles; beleza: Rodrigo Costa; fotos: Oskar Metsavaht e Gleeson Paulino; trilha: Gomus
E mais: caramba, parecia que era o noivo chegando, quando Oskar adentrou a galeria onde foi montada a apresentação. Foi cercado por microfones, celulares e caderninhos; a agenda da semana dedica as manhãs a desfiles externos, fora da Bienal. E lá vamos nós da imprensa, rodando a cidade de van, com GPS equivocado ; na rua Harmonia, onde é a galeria onde foi a Osklen, há uma loja da Overend, grife carioca masculina que julgava mais do que fechada há muito tempo. Pois está lá, a Overend, Spirit of Rio de Janeiro. Por que não ” espírito do Rio de Janeiro”?
_